Terça-feira, 9 de julho de 2013 - 15h08
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) coletou, no mês de junho, sangue de 290 suínos em granjas que trabalham com sistema de cria, distribuídas em todo o Estado. A coleta tem o objetivo de realizar o monitoramento sorológico para a Peste Suína Clássica (PSC). Todas as amostras são enviadas para um laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Desde 2009, Rondônia é reconhecido como Estado livre de PSC, sendo esse monitoramento realizado semestralmente desde 2011. Ele faz parte de uma das ações instituídas pelo MAPA para a manutenção do status sanitário da área livre de PSC. Para o monitoramento, é coletado soro sanguíneo de um animal de reprodução (macho ou fêmea) e sendo dos mais velhos do rebanho.
Segundo o coordenador do Programa Estadual de Sanidade Suídea, Ney Carlos Dias de Azevedo, é através destas ações de vigilância que Rondônia encontra-se preparada para o desenvolvimento da cadeia produtiva da suinocultura, podendo num futuro próximo tornar-se um exportador da carne suína. “Nós já estamos preparados sanitariamente para receber grandes empresas da área da suinocultura que queiram se instalar no Estado e mandar nossos produtos para outros estados e países”, diz Azevedo.
A Idaron também recomenda para que os criadores de suínos comuniquem imediatamente qualquer alteração na saúde do seu rebanho, como mortalidade, abortos e outros sinais de doenças, para que os médicos veterinários da Agência possam visitar a propriedade evitando prejuízos para a suinocultura.
De acordo com o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges, o Programa de Sanidade Suídea é um dos mais importantes para a Agência. “Prova disto é que somos requisitados pelo Ministério para auxiliar as demais Agências do país. É isto que o governador Confúcio Moura quer: Rondônia sendo referência nacional de seriedade e competência”.
Além de Rondônia, outros 14 estados brasileiros são livres de PSC: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Fonte: Amabile Casarin / Idaron
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)