Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Idaron investe R$ 14 milhões para melhor estruturação do serviço de acompanhamento das áreas vegetal e animal em RO


Gente de Opinião

Idaron é responsável pela sanidade animal

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) irá investir em infraestrutura para melhorar ainda mais as condições de trabalho no órgão, que tem papel fundamental no acompanhamento e no desenvolvimento das áreas vegetal e animal de Rondônia. A Idaron tem R$ 28 milhões em caixa, dos quais 50% serão investidos na estruturação do órgão, e o restante ficará em conta, como reserva. O recurso, segundo o presidente da agência, José Alfredo Volpi,  é proveniente do Fundo Estadual de Sanidade Agropecuária.

Volpi disse que já foram adquiridos 42 novos carros, sendo 22 caminhonetes, 20 utilitários Fiat Strada e 150 computadores. “É uma determinação do governador Confúcio Moura que temos que nos preparar para essa demanda crescente do setor produtivo”, ressaltou.

Hoje, a produção de peixe em Rondônia é de 80 mil toneladas/ano, e a meta do governo do Estado é chegar a 300 mil toneladas até o final de 2018. A Idaron é responsável pela sanidade de todo pescado produzido nos 52 municípios rondonienses. “Há três anos a produção de soja era de 80 mil hectares, hoje já são mais de 300 mil hectares, um crescimento superior a 300%, em um período de 36 meses”, apontou o presidente do Idaron.

Gente de Opinião

Presidente da Idaron, José Alfredo Volpi destaca novos investimentos

José Alfredo Volpi afirmou que 80% de tudo que Rondônia exporta vem do agronegócio. A carne e os grãos representam 54% do montante, e a ordem é trabalhar a expansão produtiva em todos os segmentos para contrapor a crise. “Rondônia está entre os três Estados brasileiros que estão com as contas públicas regulares, graças ao setor produtivo”, comemorou.

O diretor-executivo da Idaron, Avenilson Trindade, também destacou a modernização do órgão com investimentos no sistema de informação, onde o produtor tem acesso ao cadastro online, propriedades georreferenciadas e tabulação de informações. “Todo esse investimento resulta em um trabalho organizado, rápido e eficiente ao contribuinte”, destacou Trindade.

Ele também falou sobre o programa da agroindústria, que beneficia o produtor que trabalha em regime familiar, com a Idaron emitindo o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), e permitindo que o produto seja comercializado dentro do Estado. “O governo tem trabalhado para fortalecer cada vez mais o agronegócio em Rondônia. Hoje o Estado conta com um rebanho de 12.750 milhões de cabeças, dos quais 70% são de corte; e 30% leiteiro.


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Ésio Mendes e Daiane Mendonça
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)