Segunda-feira, 13 de abril de 2015 - 09h14
O deputado estadual Hermínio Celho (PSD) manifestou sua preocupação com relação ao considerável aumento de cursos superiores de tecnólogos em Rondônia, sem o devido e necessário espaço de mercado de trabalho para aproveitar estes profissionais. Neste sentido, o deputado está propondo que o Governo Estadual edite norma regulamentadora, garantindo a participação de profissionais tecnólogos em concursos públicos, em áreas similares ou concorrentes junto a outras categorias.
Destacou ele que recentemente foi criado em Porto Velho o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. “Enquanto por um lado é louvável a iniciativa por qualificar profissionais numa área bastante complexa e carente de especialistas, por outro lado, é preciso haver preocupação sobre como estes tecnólogos serão aproveitados no serviço público, pois os concursos públicos realizados pelos órgãos governamentais têm sido apenas para bacharéis”, declarou o parlamentar.
De acordo com o deputado Hermínio Coelho, o mesmo dilema de aproveitamento no mercado de trabalho vem sendo enfrentado por inúmeros detentores de diploma de tecnólogo, citando como exemplo, os graduados nos cursos superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Empreendedorismo e Tecnologia em Gestão Ambiental.
Ainda de acordo com o deputado Hermínio Coelho, o estado conta hoje com vários tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos que poderiam estar sendo aproveitados em inúmeros órgãos públicos, mas infelizmente estes cargos são ocupados atualmente com base em indicação política. “É lamentável que estes profissionais sofram também restrições na área acadêmica, não sendo aproveitados como docentes nas faculdades”, observou.
Segundo Hermínio Coelho decorrido vários anos da novidade atrativa, por serem cursos superiores de formação de duração entre dois ou dois anos e meio de estudos, se observa que a proposta acadêmica é boa, agora falta mercado de trabalho para aproveitar estes especialistas. Ainda segundo ele, na grande maioria dos estados, inclusive Rondônia, quando surgem “espaços”, o concurso requer formação de bacharelado. “Após formado, o tecnólogo acaba sendo desprezado, tendo dificuldades até mesmo de registro”, afirmou.
REFERENCIA PROSSIONAL: O tecnólogo é o profissional de nível superior formado em um curso superior de tecnologia. Essa modalidade de graduação visa formar especialistas para atender campos específicos do mercado de trabalho. O curso superior de tecnologia é de foco acadêmico específico. Por essa razão, o campo de atuação do tecnólogo limita-se a especificidade de sua formação. Dentro de sua especialidade, porém, o tecnólogo é pleno. O curso superior de tecnologia possibilita aos egressos dar continuidade em seus estudos cursando a pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (Especialização).
Fonte: Ascom
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento

Deputado Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor em RO
O deputado estadual Laerte Gomes (PSD) confirmou, nesta semana, o empenho do recurso no valor de R$ 24 milhões destinado à Fundação Pio XII – Hospit

Cacoal: campanha preventiva do câncer supera expectativa da Assdaco
Mais 887 pessoas, entre homens e mulheres, participaram da campanha denominada Comboni rosa e Comboni azul, realizada pela Associação Assistencial à
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)