Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

HERMÍNIO ALERTOU SOBRE O CAOS DAS ENCHENTES EM 2011


O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD), anunciou para a próxima terça-feira, durante a realização de sessão ordinária a apresentação de requerimento para formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para promover uma verdadeira devassa nas ações das usinas responsáveis pelas construções das hidrelétricas do Rio Madeira. Segundo o parlamentar é preciso se investigar, inclusive com o acompanhamento técnico, as implicações reais decorrentes do aumento das turbinas de Jirau e as responsabilidades das autoridades responsáveis pelas concessões das licenças ambientais.

Por mais de quatro horas, moradores e autoridades discutiram e buscaram soluções para a dramática situação dos desabrigados do Rio Madeira. O presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho voltou a cobrar um posicionamento firme da bancada federal, no tocante a cobrança de responsabilidades por parte do Governo Federal, no sentido de se fazer justiça para com o Estado, como a suspensão da dívida do Beron, transposição dos servidores até 1991, liberação dos recursos do PAC, e a suspensão das obras das hidrelétricas, até que seja efetivado o acolhimento das pessoas desabrigadas pelas enchentes do Rio Madeira.

Durante seu pronunciamento, o deputado Hermínio Coelho lembrou que o governador Confúcio Moura em 02 de agosto de 2011, encaminhou projeto de lei à Assembleia Legislativa, referente a desafetação da área que iria ser alagada pelo aumento das turbinas de Jirau, com o seguinte argumento: “Posto isso, faz-se necessária a exclusão da área que será impactada pela formação do Reservatório da Usina das unidades de conservação estaduais citadas, com redefinição dos limitares dessas unidades de conservação, de forma a garantir a viabilidade do empreendimento e a preservação das unidades de conservação”.
Continuando afirmou, que durante a apreciação do projeto do Governo, ele alertou a todos, sobre as implicações desta medida, da ameaça que este aumento das turbinas significava. O deputado destacou parte de seu pronunciamento na época dos fatos: “Já fizeram as usinas e é certo que vai ser tudo alagado, mas eles têm que pagar, devem compensar o povo de Rondônia por essa alagação, e se a gente for negociar depois, aí o negócio é mais embaixo. Eles certamente farão o povo de babaca, de otário. O momento é esse. Presidente (se dirigindo ao então deputado Valter Araújo) a gente votar as coisas de forma atropelada e rápida sem analisar profundamente uma questão tão importante, é perigoso. A gente quer a nossa compensação, antes de votar tem que amarrar, para o dinheiro não cair na mão de gente errada, pois vão meter o dinheiro no bolso, vão roubar o povo de Rondônia novamente”. Ele complementou que apesar das suas ponderações foi voto vencido, e o projeto acabou sendo aprovado.

DEVASSA NAS USINAS

O deputado Hermínio Coelho disse que se tiver apoio, a Assembleia Legislativa vai sim promover uma verdadeira devassa no consórcio responsável pela construção das usinas, inclusive não irá vacilar em até mesmo usar o poder de polícia, convocando, intimando ou conduzindo coercitivamente os responsáveis por esta situação dramática a depor e promover as suas conseqüentes responsabilizações.

Ao final da audiência, o presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho declarou que além da formação de uma CPI para analisar impactos ambientais e as implicações técnicas decorrentes ao aumento das turbinas, também será levada em consideração, a indenização dos atingidos por estas barragens. Outra medida anunciada diz respeito a apresentação de um projeto revogando a lei que assegurou benefícios fiscais. Ele também defendeu que as usinas sejam responsabilizadas pelos efeitos danosos das enchentes na cidade e nos distritos e áreas rurais.

Fonte: Carlos Neves, Liliane Oliveira, Eranildo Luna e Elaine Maia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)