Quarta-feira, 15 de outubro de 2008 - 17h19
Ao fazer uma reflexão sobre a data em que se comemora no Brasil o Dia do Professor, o advogado Hélio Vieira da Costa disse, nesta quarta-feira, que o maior desafio da educação é concretizar uma grande articulação envolvendo todos os segmentos da sociedade e do Poder Público no compromisso com a efetiva melhoria da qualidade do ensino. A opinião é do advogado Hélio Vieira da Costa, ele próprio um exemplo de pessoa de origem humilde que se destacou na vida a partir da valorização dos estudos. Filho de gari, Hélio teve a percepção de que só através dos estudos seria possível uma vida com outras possibilidades.
Com a crise que o mundo vive atualmente, o maior desafio é garantir emprego e renda às pessoas para evitar a degradação do tecido social. Nesta perspectiva, destaca o advogado, fazer uma aliança de trabalho entre a escola e a comunidade constitui-se em exercício constante de cidadania e de aprimoramento para transformar a sociedade e alcançar as metas do milênio.
De acordo com o advogado, o sistema de vida atual promove desigualdade no acesso à educação, aos bens de primeira necessidade e a exclusão social.
Hélio Vieira cita um dado alarmante constatado a partir de pesquisas envolvendo os professores de várias regiões do Brasil: mais de 80% dos professores se sentem desvalorizados e, paradoxalmente, afirmam que mais dá satisfação a categoria é a relação do professor com seus alunos. Como presidente da Ordem dos advogados do Brasil Seccional Rondônia, Hélio afirma que cabe a advocacia reconhecer o fundamental papel da educação no desenvolvimento social e econômico do país.
Ensinar, segundo Hélio Vieira, é uma tarefa complexa e exige que se tenha conhecimento e habilidade para a geração e circulação de conhecimento. E isso, ainda de acordo com o advogado, implica em contínuo contato com conceitos, pressupõe comprometimento e envolvimento e requer constante possibilidade de reflexão. "Essas facetas implicam lidar com aspectos que permeiam as relações entre humanas empatia, simpatia, confiança, respeito, crenças e valores", completa Hélio.
Lembrando seu próprio exemplo, Hélio Vieira entende que uma boa formação universitária é necessária para quem pretende competir e se destacar positivamente no vasto mercado de trabalho. "Só teremos bons resultados se a sociedade entender qual o papel de cada um, o que exigir, o que cobrar e como ajudar", reitera.
Hélio Vieira concorda que para se alcançar esse nível de melhoria na educação é necessário maiores investimentos no ensino superior. "Entretanto, é preciso superar os problemas da educação na sua base, inclusive para garantir qualidade também na formação superior. Estamos vivenciando os educadores angustiados, desprestigiados, sem auto-estima, por falta de instrumentos adequados, falta de políticas educacionais", conclui o advogado.
Fonte: Carlos Araújo MTb 162-RO
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)