Quarta-feira, 31 de dezembro de 2014 - 15h18
O ex-Prefeito de Porto Velho, José Guedes, diz que a diminuição da mortalidade infantil é o melhor medidor do índice de desenvolvimento humano e que em 1996, último ano de sua administração, a Capital registrou o menor índice de mortalidade infantil da Capital desde quando o IBGE iniciou as Estatísticas do Registro Civil, em 1974.
Em 1996, Porto Velho registrou 18 mortes a cada mil crianças nascidas vivas até um ano de idade (4.546 nascidas vivas com 82 óbitos até 1 ano de idade) e esse número continuou sendo o menor da história de Porto Velho até 2012, ano em que o índice de mortalidade baixou para 16 (8.158 nascidas vivas com 132 óbitos até 1 ano de idade), novo recorde que reclama estudos das Secretarias de Saúde para aquilatar as ações desenvolvidas e incrementá-las.
Guedes afirma que quando iniciou seu mandato, em 1993, a mortalidade infantil era de 34 mortes a cada mil (a menor até então), sendo que no primeiro ano a reduziu para 28, depois para 25 e finalmente para 18, sendo que no ano seguinte, em 1997, a mortalidade saltou para o índice de 59 e depois para 76, mas daí para cá vem diminuindo paulatinamente, exceto em 2004 e 2006, quando ocorreram aumentos.
Aquela conquista, em 1996, deve ser creditada, principalmente, à política de saúde pública do município porque as ações foram várias, tais quais, o aumento em 100% dos investimentos em saúde pública, com pleno atendimento médico no decorrer da gravidez e aos recém nascidos, fornecimento de leite enriquecido, plena vacinação, troca de merenda por refeições nas escolas, obras de drenagens, extermínio dos grandes criadouros de anofelinos, além de doações de terrenos urbanos e rurais para famílias carentes.
O ex-Prefeito revela que a saúde pública foi prioridade nas duas vezes que administrou Porto Velho, sendo que na primeira, em 1985, contou com a colaboração do médico Valério Cardoso e na segunda (1993-1996) a Secretaria Municipal de Saúde ficou sob a batuta dos médicos Sérgio Carvalho, seu vice-Prefeito, e Leônidas Rachid, ex-Deputado Federal.
O Advogado e ex-Prefeito José Guedes declara que a saúde, seja física, mental ou espiritual, deve ser a prioridade das administrações públicas e explica que a educação recebe, constitucionalmente, a maior fatia financeira porque seu desenvolvimento tem reflexo direto na melhoria da saúde pública, portanto, o adágio popular “estando com saúde o resto a gente enfrenta” é pura verdade.
Fonte: Lívia Guedes
“Tudo Aqui” atende população no Cacoal Shopping
O governador, coronel Marcos Rocha, inaugurou nesta sexta-feira (29), uma unidade do “Tudo Aqui”, no Cacoal Shopping. A instalação da entidade atend
Obras de pavimentação, saneamento e agricultura foram os setores contemplados São Francisco do Guaporé (RO), localizado no Vale do Guaporé, recebeu
Deputada Cristiane Lopes leva inclusão digital à Casa Família Rosetta com entrega de 20 computadores
Fortalecer a inclusão digital e apoiar os projetos sociais têm sido prioridades no mandato da deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista).
Mais de 2 mil pessoas participaram projeto “Cidadania no Bairro” promovido por Eyder Brasil
A 3ª edição do projeto “Cidadania no Bairro”, idealizado pelo deputado estadual Eyder Brasil (PL), atendeu mais de 2000 moradores no bairro Nacional,