Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Grupo de Trabalho debate devolução de embalagens de agrotóxicos em Rondônia


 Gente de Opinião

Embalagens acondicionadas em local
adequado para descarte final

A cidade de Ji-Paraná sediará nesta quinta-feira, 12, reunião do Grupo de Trabalho que debaterá sobre o sistema de logística para a devolução das embalagens vazias dos agrotóxicos. O evento inicia às 9h na sala de reuniões da Casa do Adubo. Em pauta,  a discussão sobre a Resolução 465/2014 do Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama; Segurança do Trabalho – legislação e normas inerentes às Unidades de Recebimento de Embalagens Vazias; Resultados da devolução no estado de Rondônia em 2014 e; Programação estadual alusiva a Educação Ambiental do Sistema Campo Limpo (PEACL-2015).

O Sistema Campo Limpo é a denominação do programa gerenciado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Inpev) e realiza a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Abrange todas as regiões do país e tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, com sucesso para o agronegócio.

A reunião do Grupo de Trabalho é realizada três vezes ao ano e é composta pelos representantes das associações de revendas de agrotóxico dos 13 postos e da central de recebimento de Cacoal, da Idaron, Sedam e Inpev. Nos últimos quatro anos, Rondônia lidera o ranking nacional de recolhimento e devolução de embalagens, segundo o Inpev.

Para o presidente da Idaron, José Alfredo Volpi, o crescimento da agricultura no Estado exige maior empenho das autoridades no sentido de garantir a expansão do setor e sem prejuízo ao meio ambiente. Para Volpi, a boa logística facilita ainda mais a dinâmica de devolução das embalagens, o que significa ser possível a harmonia entre produção agrícola conciliada à preservação ambiental. “É o que o Governo de Rondônia pretende continuar a promover por meio da Idaron”, disse o presidente. “Em Rondônia, isso tem sido uma prática comum e exemplo para outros estados brasileiros”, afirma.

Eutália Cunha Alves,  coordenadora do Programa de Agrotóxico da Idaron, integra o Grupo de Trabalho desde a sua criação em 2010. Ela ressalta a importância do evento para a harmonização dos procedimentos e o bom desempenho do estado na devolução.

Com sede em São Paulo, o Inpev foi criado em 2001. É uma entidade sem fins lucrativos, voltada a promover a destinação correta das embalagens vazias de defensivos agrícolas. O instituto atende às determinações da Lei 9.974/2000, que disciplinou a chamada logística reversa das embalagens dos agrotóxicos e envolve todos os agentes da produção agrícola – agricultores, canais de distribuição, indústria e poder público.


Fonte
Texto: Valdir Alves
Fotos: Ésio Mendes e Valdir Alves
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

A deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) esteve nesta terça-feira (26) em audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova recursos para o "Programa Mamãe Cheguei"

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova recursos para o "Programa Mamãe Cheguei"

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou para o Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) um crédito adicional suplementar por anulaçã

Pesquisa mostra as tendências das intenções de votos para deputado estadual em Rondônia

Pesquisa mostra as tendências das intenções de votos para deputado estadual em Rondônia

O Instituto Brasil Dados divulgou nesta terça-feira 26.08 mais uma pesquisa mensal de intenção de votos espontânea para pré-candidatos a deputado es

Alero aprova mais de R$ 1 milhão para esporte e cultura

Alero aprova mais de R$ 1 milhão para esporte e cultura

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária na última quinta-feira (21), dois projetos de lei que destinam mais d

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)