Quarta-feira, 11 de março de 2015 - 14h23

Embalagens acondicionadas em local
adequado para descarte final
A cidade de Ji-Paraná sediará nesta quinta-feira, 12, reunião do Grupo de Trabalho que debaterá sobre o sistema de logística para a devolução das embalagens vazias dos agrotóxicos. O evento inicia às 9h na sala de reuniões da Casa do Adubo. Em pauta, a discussão sobre a Resolução 465/2014 do Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama; Segurança do Trabalho – legislação e normas inerentes às Unidades de Recebimento de Embalagens Vazias; Resultados da devolução no estado de Rondônia em 2014 e; Programação estadual alusiva a Educação Ambiental do Sistema Campo Limpo (PEACL-2015).
O Sistema Campo Limpo é a denominação do programa gerenciado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Inpev) e realiza a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Abrange todas as regiões do país e tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, com sucesso para o agronegócio.
A reunião do Grupo de Trabalho é realizada três vezes ao ano e é composta pelos representantes das associações de revendas de agrotóxico dos 13 postos e da central de recebimento de Cacoal, da Idaron, Sedam e Inpev. Nos últimos quatro anos, Rondônia lidera o ranking nacional de recolhimento e devolução de embalagens, segundo o Inpev.
Para o presidente da Idaron, José Alfredo Volpi, o crescimento da agricultura no Estado exige maior empenho das autoridades no sentido de garantir a expansão do setor e sem prejuízo ao meio ambiente. Para Volpi, a boa logística facilita ainda mais a dinâmica de devolução das embalagens, o que significa ser possível a harmonia entre produção agrícola conciliada à preservação ambiental. “É o que o Governo de Rondônia pretende continuar a promover por meio da Idaron”, disse o presidente. “Em Rondônia, isso tem sido uma prática comum e exemplo para outros estados brasileiros”, afirma.
Eutália Cunha Alves, coordenadora do Programa de Agrotóxico da Idaron, integra o Grupo de Trabalho desde a sua criação em 2010. Ela ressalta a importância do evento para a harmonização dos procedimentos e o bom desempenho do estado na devolução.
Com sede em São Paulo, o Inpev foi criado em 2001. É uma entidade sem fins lucrativos, voltada a promover a destinação correta das embalagens vazias de defensivos agrícolas. O instituto atende às determinações da Lei 9.974/2000, que disciplinou a chamada logística reversa das embalagens dos agrotóxicos e envolve todos os agentes da produção agrícola – agricultores, canais de distribuição, indústria e poder público.
Fonte
Texto: Valdir Alves
Fotos: Ésio Mendes e Valdir Alves
Decom - Governo de Rondônia
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)