Quinta-feira, 5 de julho de 2012 - 18h21
O Grito da Terra 2012, iniciado ontem (4) em Rondônia, movimentou o Palácio Getúlio Vargas, sede do governo, em Porto Velho, quando lideranças de trabalhadores rurais organizados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Rondônia (Fetagro), o deputado federal Padre Ton (PT-RO) e o secretário de Estado da Agricultura se reuniram com o governador Confúcio Moura.
Pontos da pauta “Reforma Agrária: justiça no campo e produção sustentável”, encaminhada anteriormente, foram discutidos hoje( 5) pela manhã com o governador, e segundo Padre Ton é crescente a preocupação com a violência no campo decorrente de conflitos fundiários, sendo que a região de Vilhena tem merecido atenção redobrada.
"Só esse ano mais de dez trabalhadores rurais foram assassinados na região do município de Vilhena", afirmou o presidente da Fetagro, Lázaro Dobre.
O deputado, que esteve recentemente em diligência da Comissão de Direitos Humanos na região para verificar o contexto da prisão do sindacalista Udo Wahlbrink, relatou não ter dúvidas de que fazendeiros da região estão em conluio com autoridades para mantê-lo preso, a fim de intimidar e enfraquecer a luta pela terra. Além de Udo, um vereador e dois agricultores estão detidos há 120 dias.
“Estão criminalizando trabalhadores rurais, tornando uma questão agrária, de ordem fundiária, em questão política, tratando os lados com dois pesos e duas medidas. Li o inquérito, existem vícios processuais, e conversei com muitas pessoas. Estão tomando partido dos fazendeiros”, declarou o deputado.
Ele explica que o Incra está atuando para retomar terras da União cedidas a particulares mediante o instrumento Contrato de Alienação de Terras Públicas (CATPs) em razão do descumprimento de obrigações com a instituição federal e, quando os pequenos agricultores se movimentam para dar cumprimento a uma função social da terra, há o conflito.
Além de relatar o trabalho de diligencia feito em Vilhena, o deputado reivindicou ao governador Confúcio Moura a instalação de uma delegacia de Polícia especializada na questão agrária. “Há um histórico de conflitos na região Sul de Rondônia, e o que percebemos é a necessidade de qualificar a polícia e despolitizar sua atuação”.
O deputado também pediu apoio para fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Foi ampliado pela presidenta Dilma de R$ 9 mil para R$ 20 mil o limite do valor de compras pelo ente público da produção da agricultura familiar para atender as escolas”, informa.
O transporte escolar no meio rural também foi outro ponto abordado pelo deputado, que fez um apelo ao governador para fortalecer políticas públicas no campo a fim de evitar que mais e mais pessoas deixem o meio rural. “Nossas maiores cidades em Rondônia já estão com mais de 80% da população vivendo área urbana”, pontuou.
SEDUC
Na Secretaria da Educação, a pauta com o secretário Júlio Olivar teve como ponto central a implementação de uma política de educação para o campo.
Fonte: Mara Paraguassu
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p
Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç