Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Grito da Terra continua negociações com o Incra Nacional



Após três dias de atividades, dias 19,20 e 21, com caminhadas, atos públicos, manifestações e muitas negociações com os órgãos estaduais e federais; ontem sexta-feira (22), no auditório do INCRA, com a participação de dezenas de agricultores do Assentamento do Joana D'Arc e do conflito agrário da área do Conde em União Bandeirantes, as atividades do Grito da Terra têm continuidade, através de uma reunião com o Incra Nacional.

Esta reunião foi uma das reivindicações apresentadas ao Incra – RO e atendida, durante as mobilizações. Participam do encontro representando os agricultores Fabio Menezes, presidente da Fetagro; Udo Whalbrink vice-presidente da Fetagro; Ecimar Viana secretario de politicas socias da Fetagro; Itamar Ferreira presidente da CUT; presidentes de Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, presidentes de associações de pequenos produtores, lideranças de acampamentos, e o o assessor especial da presidência do Incra, João Scaramella; o superintendente do Incra no Estadao Luis Flávio; Genair Campelini da delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do assessor do deputado Lazinho da Fetagro e ex-superintendente do Incra Olavo Nienow.

Entre as questões que serão discutidas e deliberadas estão: a implementação da reforma agrária no Estado e a situação das famílias atingidas pela construção das usinas hidreelétricas do Rio Madeira. A audiência não tem previsão de término, pois são dezenas de situações que envolvem ainda conflitos agrários, assassinatos de agricultores, regularização fundiária e reassentamento.

 

Entrega da Pauta

Durante a realização da audiência, o superintendente Flávio e o assessor especial da presidência do órgão, João Sacaramella, entregaram a resposta oficial do INCRA às 19 reivindicações encaminhadas pelo Grito da Terra 2015.

O presidente da Fetagro, Fábio Menezes, parabenizou o INCRA pela forma respeitosa e séria com que tratou a pauta de reivindicação da agricultura familiar, entregando uma resposta detalhada para cada ponto da reivindicação.

O presidente lamentou, na oportunidade, que o governo do Estado de Rondônia não tenha agido da mesma forma, pois até o momento ainda foi entregue a resposta oficial detalhada.

O Grito da Terra 2015 terá continuidade nos próximos meses com atividades e negociações, tanto para assegurar o cumprimento dos acordos firmados nestes três dias de intensa mobilização, quanto para buscar o atendimento dos pontos para os quais foram apresentadas respostas insatisfatórias.

Fonte/texto: Itamar ferreira (colaborador) /  Luciane Machado
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)