Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GREVE: Polícia reprime com violência


Policiais militares da Tropa de Choque e da COE reprimiram com violência a greve de motoristas e cobradores na manhã desta segunda-feira em Porto Velho. Pelo menos seis trabalhadores do transporte coletivo de Porto Velho ficaram feridos, entre o presidente e mais dois dirigentes do Sindicato dos Motoristas e Cobradores (SITETUPERON). Foram usados spray´s de pimenta e bombas de efeito moral, além de escudos e cassetetes, contra os trabalhadores que reivindicam melhores salários e condições de trabalho.

A agressão, em frente à garagem da empresa Três Maria, foi a mais violenta do movimento e ocorreu porque os trabalhadores protestavam contra as pressões da empresa aos motoristas e cobradores que queriam aderir ao movimento. A empresa chegou a fechar os portões da garagem para impedir a saída dos trabalhadores após ameaçá-los de punições severas e até demissões.

A violência começou ainda dentro do pátio, quando o presidente do SITETUPERON, José Ribamar, tentou uma negociação com representantes da empresa. Porém, na presença de uma grande quantidade de policiais e diante de diretores da empresa Três Marias, os trabalhadores foram praticamente coagidos a dizer que não queriam sair, fato denunciado pela direção do sindicato.

Ao protestar contra o que consideraram assédio moral, dirigentes do SITETUPERON, da CUT e de outros sindicatos que apóiam a greve foram arrastados pelos policiais que passaram a agredi-los com cassetetes. O vereador José Wildes de Brito (PT) e o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Hermínio Coelho (PT), compareceram ao local e manifestaram apoio aos trabalhadores em greve.

Logo no início da manhã a disposição das empresas de usarem a violência contra os trabalhadores já era iminente. Após liberarem apenas 30% da frota, atendendo à legislação, os grevistas se recusaram a colocar mais ônibus em circulação e se concentraram em frente às garagens em manifestação. Inconformadas com a paralisação, as empresas utilizaram outros veículos para tentar atropelar os manifestantes.

Na empresa Rio Madeira um dos gerentes avançou em alta velocidade com uma caminhonete em direção aos trabalhadores, atingindo vários deles. A guarnição da Polícia Militar, que estava no local, deu voz de prisão ao condutor do veículo e o recolheu à Central de Polícia para registro de ocorrência.

Na empresa Três Marias um mecânico teria recebido ordens da empresa para avançar com um ônibus de manutenção contra os manifestantes, e acabou atingindo violentamente um veículo que estava no local. Apesar das ações da empresa, os trabalhadores mantiveram a greve.

Os motoristas e cobradores reivindicam a manutenção da função e do número de cobradores; reajuste de 7%; salário de motorista de microônibus igual ao de motorista convencional; respeito à jornada de trabalho nos horários de maior movimento (pico) e aumento no repasse para assistência médica. O presidente do SITETUPERON, José Ribamar, disse que a violência utilizada pelas empresa revolta ainda mais os trabalhadores e fortalece o movimento, com mais adesões à greve.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)