Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Greve dos professores entra na pauta de debates na ALE


 

O presidente da Comissão de Educação e Cultura (CEC), deputado Anderson do Singeperon (PV), abriu a reunião ordinária de ontem, quarta-feira (14), lamentando a falta de sensibilidade e de diálogo por parte do governo do Estado em relação à greve dos professores.

O deputado Adelino Follador (DEM) lamentou a situação, especialmente na reunião ocorrida do último dia 13, da Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp), onde o chefe da Casa Civil, Emerson Castro ameaçou desde o início, os representantes da categoria.

Segundo o parlamentar, Emerson impunha os termos de negociação, ou seja, afirmava que “se não fizer isso, vai acontecer isso; você tem 24 horas para definir senão vai ocorrer isso”.

Adelino lamentou e disse que em uma negociação, “os dois lados têm de estar desarmados. O Emerson não deixou ninguém falar”, destacou o parlamentar.

Para Follador, houve falta de habilidade por parte do chefe da Casa Civil. “Se pensou que haveria diálogo, mas não foi o que aconteceu. Tenho certeza que esta não foi uma postura do governador, mas ameaçar a categoria não é de bom tom, especialmente partindo do governo” enfatizou o parlamentar.

O deputado Anderson registrou que foi aprovado requerimento pra convocação de secretários de Estado para conduzir a questão da greve dos professores. O parlamentar afirmou que o Emerson não quer deixar vir, somente o da Educação e ele não tem autonomia para resolver todas as questões.

O presidente da Comissão disse que a proposta foi encaminhada ao TJ e ao Sintero, mas não a ALE. “E esta casa, não merece o respeito de receber a proposta e ajudar nas negociações? Isso é um desrespeito para com esta casa”, argumentou Anderson, lembrando que quando presidente do Singeperon todas as greves ocorridas o motivo da deflagração foi sempre a falta de diálogo.

O deputado Lazinho da Fetagro (PT), convidado a reunião, disse que está desanimando de sentar e negociar com o governo. Afirmou que em Ariquemes, no último fim de semana, havia a expectativa de que tudo seria resolvido.

Para ele, o governador não está em sintonia com o secretariado. Lembrou do acordo feito com a Caerd e que nada foi cumprido. “Esta indecisão do governo do sai não sai, fica ou não fica está adiando todas as decisões”, lamentou Lazinho.

O deputado Ribamar Araújo (PR) também participou da reunião.


ALE/RO - DECOM - Geovani Berno
Foto: Lusângela França

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)