Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Grande Loja Maçônica de Rondônia recebe título em Goiás


A Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia vem sendo reconhecida em todo o Brasil pelos relevantes serviços que prestam na construção de uma sociedade mais justa e digna. Nesse sentido, a Glomaron trilha o mesmo caminho das Grandes Lojas Maçônica do Brasil e começa a ganhar o reconhecimento internacional, como atesta o grão-mestre, Juscelino Moraes do Amaral, que acaba de retornar de uma viagem de quase vinte dias por vários países do Leste Europeu.Grande Loja Maçônica de Rondônia recebe título em Goiás - Gente de Opinião

Na companhia de outros seis grão-mestres – dos 27 das Grandes Lojas em todo o Brasil -, Juscelino foi recebido em sessões maçônicas em países como a: Grécia, Albania, Servia, Hungria, Turquia, Bulgária, além de Portugal e Roma, entre outros. “Destaco a harmonia das sessões em que participamos e a fraternidade com que fomos recebidos pelos irmãos de outras potências e de outros orientes, quando podemos participar das oficinas e levar a mensagem da Grande Loja de Rondônia e das demais co-irmãs Brasileira que representávamos”, afirma Juscelino.

Mal havia retornado da viagem ao Leste Europeu, o grão-mestre da Glamaron foi convidado a receber, em Goiânia, no último dia 19, o título de Grão-Mestre Honorário daquele estado. A outorga do título, segundo justificou o grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás (Gleg), Rui Rocha de Macedo, é uma referência ao grande trabalho social desenvolvido pelos obreiros da Glomaron, sob a batuta de Juscelino Amaral.

“As Grandes Lojas Maçônicas de Rondônia desenvolvem excepcional trabalho social naquele estado e que só engrandecem a Maçonaria Universal. Logo, elas se destacam no cenário nacional como uma potência que presta relevantes serviços pela construção de uma sociedade mais justa, buscando o aperfeiçoamento do ser pelas ações de justiça”, enfatizou o grão-mestre goiano Rui Rocha de Macedo, numa deferência as ações incentivadas por Juscelino.

Ao ser questionado sobre a importância desse reconhecimento vindo de outras potências da maçonaria brasileira, o grão-mestre da Glomaron afirma que são honrarias e comendas que se estendem a todos os obreiros da Grande Loja em Rondônia. “Nós cumprimos o nosso papel de liderar os irmãos, mas o mérito por esse reconhecimento tem de ser repartido com cada um dos irmãos, cunhadas e sobrinhos, pelas ações desenvolvidas”, observa o grão-mestre da Glomaron.

Juscelino destaca o fato de ter recebido a comenda em Goiás justamente no dia 19 de novembro – Dia da Bandeira -, uma data que deve ser reverenciada pelos maçons por lembrar um dos símbolos mais importantes do país. “Foi um motivo a mais para nos emocionar”, revela.

Cumprindo o segundo mandato como grão-mestre, Juscelino Amaral que tem como grão-mestre adjunto Antônio Alves, empresário da região central do Estado, desenvolve um trabalho de interiorização da Glomaron, se fazendo presente - junto com os grandes secretários e membros do alto corpo – às lojas jurisdicionadas, seja em Porto Velho ou no interior do Estado. “Fazemos questão de participar dos eventos sociais, filantrópicos e magnos de todas as lojas jurisdicionadas, Capítulos Demolay e Betheis das Filhas de Jó, porque entendemos que isso respalda o trabalho dos dirigentes das lojas e demonstra a união da nossa irmandade”, reitera Juscelino.

Este é o segundo diploma de grão-mestre honorário que Juscelino Amaral da Glomaron recebe. O primeiro foi outorgado pela Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (Gleb), em dezembro do ano passado. Ainda no decorrer deste ano, a Glomaron será distinguida com o mesmo título pela Grande Loja do Estado do Ceará, em 22 de dezembro.


Fonte: Carlos Araújo
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)