Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo vai estudar transferência de terras da União para Rondônia


 Governo vai estudar transferência de terras da União para Rondônia - Gente de Opinião

Presidente Michel Temer determinou criação de grupo de trabalho para estudar a transferência de terras para Rondônia e vai editar MP para regularização fundiária
 
O presidente da República, Michel Temer, determinou nesta terça-feira (22) a criação de um grupo de trabalho para estudar a transferência de terras da União para o estado de Rondônia. Evitar conflitos ao acelerar a regularização fundiária na região é o principal objetivo do estudo.

A solicitação foi feita pelo governador Confúcio Moura, junto com integrantes da bancada parlamentar federal e estadual de Rondônia. Moura apresentou ao presidente Temer diversas propostas para acelerar a regularização fundiária em Rondônia e na Amazônia Legal. 

Além de solicitar a transferência das terras devolutas da União para o Estado, que ficaria responsável por fazer a regularização dessas áreas, Moura também solicitou a transferência da tramitação do processo de instrução do Programa Terra Legal para o Estado. “Eu tenho certeza que conseguiremos fazer esse trabalho com metade do orçamento que tem sido destinado ao programa Terra Legal e com muito mais rapidez”, disse o governador, que também apresentou um relatório da situação fundiária e dos conflitos agrários no Estado.

O presidente Michel Temer determinou a criação de um grupo de trabalho para estudar a transferência das terras devolutas da União para o Estado e disse que o governo está editando uma Medida Provisória para agilizar a regularização fundiária em todo o país e, especialmente, na Amazônia Legal. De acordo com Temer, as propostas apresentadas pelo governador e parlamentares de Rondônia serão avaliadas pela equipe técnica da Casa Civil que está redigindo a MP. Ele assumiu compromisso de compartilhar com os Estados os procedimentos de regularização. “Precisamos nos unir para tirar o Brasil da crise e só vamos conseguir avançar na regularização fundiária se trabalharmos de forma compartilhada com os Estados e municípios”, sentenciou Temer.

O governador Confúcio Moura também solicitou reforço da Força de Segurança Nacional para conter os conflitos agrários e para fazer as reintegrações de posse determinadas pela Justiça.  Segundo Moura, o governo federal precisa restabelecer o diálogo com os agricultores e movimentos sociais legítimos, ampliar as políticas públicas no campo, e ajudar o Estado a combater grupos armados que usam táticas de guerrilhas para estimular conflitos agrários. “Esses grupos estão crescendo em Rondônia e as situações de conflitam se multiplicaram nos últimos meses”, salientou o governador.

De acordo com o comandante da Polícia Militar em Rondônia, coronel Enedy Dias de Araujo, este ano já foram realizadas 69 reintegrações de posse em áreas de conflitos agrários, e 52 processos de reintegração de posse estão pendentes. O Estado já registrou 45 mortes em conflitos agrários neste ano. 

Existem no Estado 106 assentamentos reconhecidos pelo INCRA e 35 acampamentos de ocupação de terras em litígio, além de mais das 70 ocupações irregulares. Quase 200 mil pessoas vivem nesses assentamentos e acampamentos. Além disso, mais de 90 mil propriedades rurais de agricultores que estão há mais de 30 anos de posse da terra aguardam a regularização fundiária. “O problema é grande e a morosidade na regularização fundiária só tem aumentado a violência no campo”, frisou o comandante da PM.

Parlamentares cobram mais agilidade do governo federal

O senador Sebastião Valadares (PDT), protocolou documento com as sugestões já enviadas ao governo federal pelo senador Acir Gurgacz (PDT), que está licenciado. No documento, o senador diz que “o governo federal precisa fazer uma regularização fundiária pra valer, sem rodeios, sem ideologia e sem usar os agricultores e posseiros como massa de manobra”. “Precisamos levar segurança jurídica para o campo para tirar nossos agricultores e posseiros dessa situação de irregularidade. Só assim vamos fortalecer nossa economia”, disse Valadares.

O senador Acir Gurgacz apresentou suas propostas ao presidente Michel Temer na semana passada, quando esteve em uma reunião o presidente. Entre as propostas estão a introdução de mecanismos para a regularização imediata das áreas de até 15 módulos, a redução do prazo de emissão do título definitivo de propriedade da terra de 10 para 3 anos, e a adoção da planilha referencial do Incra para pagamento da terra em todas as desapropriações para fim de reforma agrária.

Segundo o senador Valdir Raupp (PMDB), o novo marco regulatório deve possibilitar a regularização de 40 mil lotes nos próximos dois anos. “Nós temos a possibilidade de fazer para Rondônia nos próximos dois anos mais do que foi feito nos últimos 20 anos”, disse. Nesse aspecto, o governador Confúcio Moura, reforçou a importância da regularização fundiária para a economia do Estado. “Se esse trabalho for feito pelo Estado temos condições de dobrar o nosso PIB em cinco anos”, salientou.

Todos os parlamentares de Rondônia manifestaram seus pontos de vistas e reforçaram as reivindicações do governador ao presidente Michel Temer, que estava acompanhado do ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Participaram da reunião, o senador Valdir Raupp (PMDB), o senador Pastor Sebastião Valadares (PDT), os deputados federais Nilton Capixaba (PTB), Lúcio Mosquini (PMDB), Lindomar Garçom (PR) e Marinha Raupp (PMDB). Também participaram da reunião os deputados estaduais Maurão de Carvalho (PMDB), Laerte Gomes (PSDB) e Jesuino Boabaid (PMN).

Fonte: Guarim Liberato Jr.

Gente de OpiniãoSábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e

Gente de Opinião Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)