Quinta-feira, 26 de junho de 2014 - 06h56
O governo do estado está realizando obras de asfaltamento no distrito industrial de Porto Velho. Estão sendo pavimentados mais de 8.800 metros de ruas e avenidas do parque industrial, que fica na margem direita da BR-364, a 17 quilômetros da capital, no sentido de Candeias do Jamari.
Na última terça-feira (24), o governador Confúcio Moura e o secretário da Seagri, Evandro Padovani, vistoriaram as obras no complexo, ao lado de empresários contemplados com incentivos do governo para implantação de unidades industriais no local. As obras eram esperadas pelos empresários há vários anos.
Confúcio lembrou que o distrito industrial foi idealizado pelo ex-governador Angelo Angelin, em 1984. “Assumimos o compromisso com o distrito industrial, que por anos passou abandonado. Iremos transformar esse lugar com projeto de infraestrutura e paisagismo. Aqui é lugar de trabalho, mas iremos transformar isso em um cartão postal da indústria rondoniense”.
Senai
Gilberto Baptista, superintendente da Fiero, também participou da visita e destacou a implantação da escola do Senai dentro do distrito industrial, que foi inaugurada recentemente. “Hoje temos uma moderna escola de ensino tecnológico, que espelha suas experiências nas instituições alemãs. Isso é uma festa para o setor industrial do estado”, destacou Baptista.
Empresas instaladas
Emerson Fidel, empresário da empresa Casa Fácil, indústria de blocos, pisos e telhas de concreto, se instalou no distrito em 2009 com incentivos. “Ganhamos o terreno e incentivos fiscais, na redução do ICMS de até 85%. Isso viabilizou a implementação da indústria e a oferta de preços melhores ao consumidor final. Hoje estou comercializando para os estados do Acre, Amazonas e todo estado de Rondônia. Quando iniciei, tinha 12 funcionários. Agora estou com 52, e quero contratar mais, vou investir mais R$ 2 milhões na ampliação da indústria”, afirmou Fidel.
O secretário de Agricultura, Evandro Padovani, destacou os trabalhos feitos em prol da implementação do Distrito Industrial, que esteve abandonado por anos. “A indústria é a grande motriz da economia nacional. Com as obras de asfaltamento, drenagem, meio-fio e sarjetas estaremos dando uma nova cara ao distrito”.
Novas empresas
Adelio Barofaldi, empresário do ramo de geradores e biodiesel, comenta que já está com o projeto aprovado no Conder (Conselho de Desenvolvimento do Estado) para instalação de uma indústria de Biodiesel no Distrito. “Busquei instalar minha indústria no distrito, primeiro pelos benefícios de doação da área, que já tem infraestrutura básica. Segundo, por causa dos incentivos fiscais no ISS e ICMS, que podem chegar a 85%. Temos que mudar a cara de Porto Velho. Isso é muito importante para nosso estado. É uma nova era para Porto Velho”.
Para Gilberto Roque de Morais, empresário da Golden Construtora e Incorporadora, especializada em artefatos de cimento, “o nosso objetivo é construir uma indústria para produção desses artefatos, que atenderiam a nossa construtora e o mercado interno do município. O que me trouxe ao distrito foram as linhas de crédito específicas, a questão da escrituração que é imediata e os incentivos fiscais do governo do estado”.
Sem burocracia
Após vistoriar as obras, o governador reuniu-se com empresários e investidores no auditório do Centro Tecnológico Mecatrônico (CETEM) do Senai, onde o setor empresarial reivindicou a desburocratização de alguns serviços.
“O estado precisa ser simples, não é só aqui não, é em todo Brasil. A nação sobrevive da indústria. Vamos simplificar, vamos desembaraçar isso, as pessoas tem que ser bem atendidas. Temos que criar um protocolo nosso, para simplificar, essa é a ordem. Se for de interesse dos outros estados que nos copiem”, resumiu Confúcio.
Distrito Industrial
O distrito industrial conta com uma área total de 350 hectares, sendo 259 destinados a edificações, 200 já foram doados e 59 estão aguardando as novas indústrias que vierem se instalar. Duzentas empresas já foram beneficiadas, 41 já se instalaram e outras 45 estão com os projetos aprovados pela Coordenação de Indústria, Comércio e Produção (Codic), da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri).
O coordenador da Codic, Gilson Salomão, enfatizou que com as ações do governo do estado, o distrito industrial tomará uma nova forma, “pois terá mais de 70% das ruas asfaltadas com drenagem, meio-fio e sarjeta. Isso motiva as empresas a investirem mais e gerar novos pontos de trabalho”.
Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Marcos Freire
Decom - Governo de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland
Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea