Segunda-feira, 9 de junho de 2014 - 19h52
O relacionamento com os profissionais de imprensa “é mantido dentro de uma linha de profundo respeito”, afirmou segunda-feira (9) o governador Confúcio Moura, na abertura da III Oficina de Comunicação, no Hotel Rondon em Porto Velho.
O governador destacou também a importância do trabalho da imprensa como necessário ao acesso dos cidadãos à informação, e disse não haver nenhum tipo de censura ou sanção contra os veículos de divulgação aliados à oposição. “Nunca houve, sequer, corte de verbas publicitárias”.
No evento, que reúne assessores de imprensa e secretários regionais do governo estadual, profissionais de empresas privadas e acadêmicos de comunicação social, o governador fez um balanço das ações e recursos investidos de 2011 até agora, nas áreas da habitação, educação saúde, desenvolvimento ambiental e econômico social, começando pela área administrativa que, para ele, precisa investir mais nos recursos.
O governador citou que antes as secretarias funcionavam como uma ilha, mas que, após seguidas reuniões tratando da modernização, com vistas à valorização do servidor, todos os órgãos serão interligados a partir da implantação do E-Cidade, ferramenta voltada à informatização da gestão em todos os níveis, que será implantado no âmbito do governo. Na área da saúde, o foco foi para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (Heuro), o Serviço de Atendimento Médico em Domicílio (Samd) e a Assistência Médica Intensiva (AMI-24h), na zona Sul da Capital, que o governador fez questão de convidar os jornalistas a conhecer, pois lá existem todos os equipamentos disponíveis no Centro-Sul do País. Convite também foi feito para a inauguração do Teatro Estadual, prevista para o próximo dia 20, após 18 anos em construção. O espaço contempla duas alas para apresentação de espetáculos, uma com capacidade para 1.000 espectadores e outra para 280.
Ele falou sobre a liquidação das dívidas herdadas pelo governo do Estado, que são aquelas em que os serviços já foram prestados, que foram reduzidas de R$ 280 milhões para R$ 10 milhões, sem que houvesse atraso no pagamento dos salários dos servidores.
A posição estratégica de Rondônia para o desenvolvimento na América Latina foi mostrada pelo governador focalizando a diferença em quilômetros com relação ao Peru (2.109km) e o porto de Santos (3.300km), fato do Madeira, ferrovia, duplicação da BR-364, recuperação da BR-425 e construção da BR319, finalização da ponte sobre o rio Madeira e do terminal portuário, o sexto do País em volume de carga.
Ainda na abertura da Oficina, o jornalista Montezuma Cruz lançou o livro “Do jeito que vi’, em que ele relata experiências dos mais de 40 anos de profissão; e anunciou para 2015 o lançamento de mais uma edição tratando do ouro no rio Madeira, aspectos fundiários, entre outros que ficaram fora da primeira.
Para Montezuma, a Oficina realizada pelo Decom é imprescindível, considerando a velocidade da mídia e a legislação no ano de política, o que se faz necessário que todo profissional se atualize. Mesmo atuando na área desde 1971, ele afirma que ainda está aprendendo e “ai daquele que diz saber tudo e não precisa de mais nada”.
Já o diretor-geral do Decom, Osmar Silva, destacou a importância do evento, uma iniciativa do próprio governador, por gerar ambiente para a troca de experiências. “Antes, os assessores estavam em uma ilha e agora estão mais interligados, vivendo em sociedade”, disse, completando que através dessa Oficina as informações estão chegando “mais claras, objetivas e verdadeiras, sem mensagens chapas brancas, um vício que perdurava na comunicação de Rondônia”.
Ele ainda observou, que hoje o Decom assessora o governo e não o governador. “Isso só foi possível graças a essas atualizações”, apontou, anunciando para esta terça-feira a participação do advogado Clênio Amorim, que irá sanar as dúvidas sobre elaboração de matérias jornalísticas neste período que antecede as eleições.
Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Daiane Mendonça
Decom - Governo de Rondônia
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland