Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo negocia vinda de médicos da Força Nacional de Saúde


 
Gente de Opinião

O governo de Rondônia, representado pelo secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, discute durante uma série de reuniões em Brasília, a ampliação da ajuda da União às famílias atingidas pela cheia histórica do rio Madeira.

As reuniões são frutos da visita feita pela presidente da República, Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a Rondônia, semana passada. A informação é do governador Confúcio Moura. Ele confirmou a vinda de médicos da Força Nacional de Saúde para atuar em cidades atingidas pela cheia, em especial Guajará-Mirim e Nova Mamoré, que estão isoladas por terra do restante do Estado.

A vinda dos médicos faz parte da estratégia do governo do Estado para atender as famílias desalojadas pela cheia, durante a volta para suas casas. Além do reforço com os profissionais de saúde, o Estado busca também, nova remessa de medicamentos, insumos hospitalares e hipoclorito de sódio, já que há uma grande preocupação de toda área de saúde para evitar o consumo de água contaminada.

BANCADA

Williames Pimentel destacou o apoio recebido da bancada federal em Brasília. A deputada federal Marinha Raupp – que fez parte da comitiva de Dilma Rousseff em Rondônia – participa das reuniões. Para ele, a defesa do Estado feita pela deputada está ajudando a sensibilizar a União para imensa necessidade de prevenir possíveis surtos de doenças causadas pelo contato com água contaminada, entre elas, a leptospirose.


Gente de Opinião

O QUE É A FORÇA

A  Força Nacional de Saúde conta com mil voluntários, faz parte de um conjunto de ações do Governo Federal para reorganizar os serviços de urgência e emergência no SUS.

É um dos componentes da Rede Saúde Toda Hora, lançada pelo Ministério da Saúde, e da qual fazem parte o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS ), hospitais, salas de estabilização, atenção domiciliar e atenção básica.

De acordo com Pimentel, durante os atendimentos, as equipes da Força Nacional também poderão contar com o apoio das estruturas e serviços locais (Defesa Civil, órgão de vigilância e assistência e Corpo de Bombeiros). Em caso de situação adversa ou no caso da realização de ações humanitárias em outros países, a força também poderá ser convocada pelo Ministério da Saúde para prestar auxílio.
 
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Divulgação
Decom – Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)