Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Governo integra secretarias para ação conjunta na segurança


 
O governo do Estado, através das secretarias de Justiça (Sejus) e de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), assinou na manhã da última sexta-feira (06) o Termo de Cooperação Técnica, que permite a integração das duas pastas para que possam contribuir com dados e informações relevantes à Segurança Pública de Rondônia.

Com a assinatura do termo de cooperação, a Sejus passa a integrar, juntamente com Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros o Sistema Estadual de Inteligência e Segurança Pública – SEISP – já que na sua atividade fim, todo o trabalho desenvolvido no sistema penitenciário tem reflexo direto com o trabalho desenvolvido pela Sesdec e vice-versa.

O secretário de Segurança Pública, Marcelo Bessa explica que a Sejus e a Sesdec são secretarias coirmãs e precisam trabalhar integradas, pois os egressos do sistema penitenciário, os apenados reincidentes e todos os crimes que são praticados dentro das unidades prisionais são parte do sistema de segurança do Estado. “Todo o trabalho desenvolvido visando à segurança e inteligência tem que ser integrado, pois as ações da Sesdec tem reflexo direto nas ações desenvolvidas pela Sejus e com a assinatura do termo, o que existe na prática, passa a ter a formalidade da lei”, complementa.

Para a secretária de Justiça, Elizete Lima é muito importante ter a Sejus como participante do sistema de inteligência do Estado. Além de desburocratizar a atenção as questões críticas de inteligência dentro das unidades penitenciárias, também possibilita uma maior especialização no trato de questões de sigilo e investigações. “Na Sesdec temos a delegacia especializada em assuntos penitenciários e agora passamos a ter um subsistema onde os agentes de inteligência da Sejus passam a atuar com maior acesso as informações de todo o sistema penitenciário”, conclui.

O gerente de inteligência da Sesdec, delegado Lindomar Silva reforça a relevância das ações integradas entre as duas pastas. Ele comemora a vinda da Sejus para o sistema. “Esta é uma medida relevante, pois os monitoramentos de apenados envolvidos com crime organizado, bem como outras situações que envolvam segurança passam a ter agora a colaboração direta de pessoal capacitado da Sejus para alimentar nosso banco de dados e atuar mais próximo da realidade das unidades penitenciárias de Rondônia”.

Fonte: Celene Gomes
 

Mais Sobre Política

Deputado Cirone Deiró anuncia sessão solene da Assembleia Legislativa, em Cacoal

Deputado Cirone Deiró anuncia sessão solene da Assembleia Legislativa, em Cacoal

“Homenagear os pioneiros, profissionais liberais, empreendedores, agricultores, cafeicultores, professores, servidores públicos, empresários e insti

Com recursos indicados pela deputada Mariana Carvalho, obras na Estrada dos Periquitos são iniciadas

Com recursos indicados pela deputada Mariana Carvalho, obras na Estrada dos Periquitos são iniciadas

Uma parceria entre a deputada federal Mariana Carvalho e a Prefeitura de Porto Velho vai garantir a completa revitalização e urbanização da Estrada do

Presidente Alex Redano critica demora da empresa em iniciar construção da ponte do rio Jamari, ligando a Alto Paraíso

Presidente Alex Redano critica demora da empresa em iniciar construção da ponte do rio Jamari, ligando a Alto Paraíso

A paralisação das obras de construção da nova ponte sobre o rio Jamari, na RO-459, ligando Alto Paraíso à BR-364, que teve a ordem de serviço assina