Terça-feira, 2 de abril de 2013 - 15h40
O projeto nasceu em 2005, mas em Rondônia se consolidou a partir de 2011, através do empenho do governador Confúcio Moura. O objetivo principal do Banco do Povo é impulsionar microempreendedores que já desempenhem alguma atividade produtiva ou de serviços a pelo menos seis meses, seja ela urbana ou rural.
Os empréstimos variam de R$ 300 a R$ 10 mil reais, com parcelamentos de três a 36 meses para pagamento, com juros subsidiados pelo governo estadual e possibilidade de descontos quando o pagamento for antecipado. A fonte dos recursos é o próprio Estado, que destina um percentual para o microcrédito.
Manoel Serra e Anibal Martins são membros da diretoria executiva do Banco do Povo, na parceira Associação de Crédito Cidadão de Rondônia (Acrecid) e explicam que a instituição quer chegar ao final de 2014 com pelo menos 22 postos de atendimento no Estado. Hoje são 12. Segundo eles, todos os dias têm alguém interessado em obter recursos para iniciar ou melhorar uma atividade profissional. “Em função disso, nosso pessoal está sempre em campo”, destacam.
Francisco Carvalho Torres, o Oliveira, é um dos muitos exemplos de sucesso impulsionados pelo Banco do Povo. Marceneiro de profissão, Oliveira conta que desde muito cedo desenha e constrói móveis, especialmente os de MDF – feitos de placa de fibra de madeira de média densidade, e que o empréstimo inicial que fez junto ao Banco do Povo ajudou a deslanchar seu empreendimento. Hoje se preparando para terminar o segundo empréstimo ele destaca que a ação do governo em estender a mão para o micro empreendedor é fundamental.
O segredo do sucesso, segundo Oliveira, é a fidelidade a Deus e ao seu semelhante. Ele conta que sempre que possível antecipa o pagamento de suas parcelas, com isso é beneficiado pelos descontos extras oferecidos nos casos de antecipação. Mantendo em dia os pagamentos, ele conseguiu formar um capital de giro e já ensaia novos investimentos. A adimplência, pagamento em dia de qualquer compromisso, é também o segredo dos microempreendedores de Itapuã do Oeste. O pequeno município, localizado a cerca de 100 km de Porto Velho, de acordo com a diretoria executiva da Acrecid-Banco do Povo, já soma mais de um milhão de reais emprestados. Lá a inadimplência é zero.
Em Porto Velho o Banco do Povo está em quatro endereços, Av. Tancredo Neves (Zona Sul), na Av. Mamoré (Zona Leste), no Centro, na rua Afonso Pena (fundos da Prefeitura) e na rua João Goulart, sub esquina com Carlos Gomes.
Além da capital e de Itapuã do Oeste, o Banco do Povo está também em Guajará-Mirim, Candeias do Jamari, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Ariquemes, Ouro Preto e Machadinho do Oeste, Ji-Paraná, Espigão do Oeste, Buritis, Cacoal, Alta Floresta e Presidente Médici.
Fonte: Decom
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)