Segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 - 11h22
Uma Emater livre de politicagem, com programas sérios, eficiência operacional e que auxilie o crescimento do produtor rural. Essa foi a orientação transmitida pelo governador Confúcio Moura ao novo Secretário Executivo da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia), Elisafan Batista de Sales, cuja posse ocorreu no último sábado (15) no auditório do Centrer, em Ouro Preto do Oeste.
Em discurso o Secretário Executivo enfatizou que seu compromisso é o de “trabalhar para o crescimento agrícola do Estado, buscando e levando incentivos para o produtor”. Ele assumiu com os servidores do órgão compromisso de total empenho na valorização profissional.
Confúcio Moura falou sobre uma “uma nova era” na qual o item principal é a valorização do servidor e o crescimento sustentável do homem do campo. “Não quero politicagem, quero ver números, quero ver resultados. É preciso que sejam adotados programas em que o custo profissional e o benefício sejam compensadores. Preciso de números que comprovem a qualidade e a eficácia. Quero ver o pequeno produtor crescendo, vamos dar oportunidade de crescimento para todos”. O governador foi enfático quando mencionou que não quer ver máquina pública e nem serviços da Emater sendo usados em benefício próprio.
Com o auditório lotado por funcionários de carreira da Emater, o governador ressaltou que é preciso desarmar os palanques e que o compromisso de todos é com o Estado. “Nunca fez parte de minha vida uma política de ‘caça as bruxas’, somos um governo que quer o apoio do servidor, que acredita do funcionalismo”, completou.
Sobre as ações de modernização na área do meio ambiente Confúcio lembrou que a SEDAM (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental) é um órgão que precisa se adequar à nova realidade, e com ele funcionando corretamente a agricultura também tem muito a ganhar. “Em minhas caminhadas eleitorais pude constatar que o órgão que mais recebia criticas pela qualidade dos serviços era a SEDAM, conhecida com um antro de corrupção”. O governador complementou que uma das soluções é a eliminação maciça de funcionários comissionados, abrindo concursos e contratando profissionais bem recompensados.
A regularização ambiental em bacias, descentralização das ações da SEDAM - repassando para competências para o município - também são medidas que o governador pretende implantar no médio prazo.
A valorização da agricultura familiar, segundo Confúcio Moura, será um dos programas destaques de sua administração. “O governo pode conseguir comprar do pequeno produtor até 100% dos produtos destinados a merenda escolar, para isso é preciso modernizar, inserir tecnologia no cultivo das plantações e no preparo da terra”.
“A educação rural esta errada. Não posso aceitar continuar como esta. O jovem deixa o sítio e vem para a cidade servir em balcão, ser mal pago, quando poderia estar na roça, aplicando novas iniciativas, aumentando a produção e ganhando muito mais. A educação rural precisa passar por reformulação. Preparar o jovem para cuidar da plantação, cuidar do que os pais cultivam, assim quero ver a nova educação rural”, acredita Confúcio.
O último assunto abordado pelo governador em seu discurso foi a regularização fundiária: “Esta entre minhas principais metas, e esse trabalho deverá ser feito ainda esse ano. As terras para receberem valorização precisam ter donos, vamos cuidar do que é nosso, para podermos buscar recurso, trazer benefícios”.
“O desafio é grande, mas vamos enfrenta-lo e transformar a agricultura de Rondônia. Vamos modernizar a produção, encontrar soluções para as pastagens secas, orientar o produtor através da internet, levar ao conhecimento de todos um pouco de ciência e tecnologia”, finalizou Moura.
Maria Vieira, presidente do Sindicato da Emater, mostrou-se entusiasmada com o novo ciclo que se inicia no Estado. Quando questionada sobre o que espera da nova administração ela foi enfática ao afirmar que quer ver a agricultura familiar sendo mais valorizada e uma melhor extensão rural. “Como funcionária quero ver até o próximo ano a concretização do Plano de Cargo, Carreira e Salário”.
O titular da Seagri (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária) Anselmo de Jesus falou sobre a política de mobilização da sociedade e do governo para a modernização da agricultura. Anselmo disse que está orgulhoso com sua equipe de trabalho e que realmente encontrou parceiros dentro da secretaria e que muito poderá ser feito pela agricultura no Estado. “Quero contar com a ajuda de todos e dias melhores virão”, finalizou o secretário.
Fonte: Decom
Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia
O deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos) concedeu voto de louvor à empresa Ciclo Cairu, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao
Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres
Para solucionar uma lacuna existente há anos no atendimento 24 horas pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a deputada est
Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia
Atendendo a um pedido do presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Cost
O governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, assumiu a presidência estadual da Federação União Progressistas e União Brasil nesta quinta-feira (28),