Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo e sindicatos se unem para atender pendências


Gente de Opinião

Para atender as pendências apontadas pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) na documentação dos servidores estaduais que optaram pela transferência para os quadros da União, o governo conta com a parceria dos sindicatos para protocolar na Superintendência de Estado da Administração e Recursos Humanos (Searh) as cartas enviadas pelo órgão federal diretamente aos servidores.  Na relação encaminhada pelo ministério ao Estado, não consta as pendências dos servidores, apenas o nome e CPF, segundo a superintendente, Carla Ito.

Os detalhes do trabalho em conjunto foram definidos na manhã de ontem (09) em reunião entre a superintendente Carla Ito; o procurador do Estado, Luciano Alves; a gerente de Benefícios e Proventos da Searh, Elizete Rodrigues; e representantes de diversos sindicatos. A ideia foi disseminar as informações repassadas pelo ministério sobre os processos da transposição e comunicar o que o governo está fazendo para corrigir as pendências apontadas pelo órgão federal, mesmo sem saber especificamente cada uma delas.

Uma das principais ações do Governo no assunto é a elaboração de uma certidão relatando a história funcional de cada servidor do Estado. A referida certidão será anexada junto aos documentos pendentes e entregue em mãos no ministério. Para isso, servidores que receberem as cartas do governo federal com a descrição de suas pendências devem encaminhá-las aos sindicatos da categoria correspondente.

Parceria

Gente de Opinião“Houve uma promessa do ministério que iria enviar a lista com as pendências para o Governo também, mas na verdade apenas os servidores estão recebendo cartas com suas pendências individuais,” frisou o procurador ao afirmar que o reenvio correto foi solicitado diversas vezes ao órgão federal.

Para resolver o problema, os sindicatos foram direcionados a orientar seus sindicalizados a encaminhar a carta federal ao próprio sindicato, que, posteriormente, irá protocolar na Searh. “Além de providenciar os documentos pendentes nós vamos emitir a certidão circunstancial de cada servidor. Nosso objetivo é agilizar e complementar o maior número de processos até a próxima semana, quando iremos pessoalmente a Brasília entregá-los e exigir rapidez. A construção da certidão é essencial para a qualidade das análises dos processos”, ressaltou Luciano.

O procurador frisou ainda a importância dos servidores terem o conhecimento de que os documentos solicitados são aqueles que faltam no processo e o envio deles possibilitará somente a análise do processo por parte do ministério do Planejamento.

O prazo estabelecido pelo órgão federal para sanar as pendências dos servidores foi de 30 dias, mas vale ressaltar que o Governo depende agora dos servidores encaminharem suas cartas conforme orientação. A superintendente Carla Ito também se comprometeu a reiterar o pedido ao ministério para o envio da lista com as pendências.

Estiveram presentes na reunião os representantes dos sindicatos da Saúde, Pedro Freitas e Golbery da Paixão; da Educação, Manoel Rodrigues e José Augusto; do Poder Executivo de Rondônia, Paulo Durán; dos Agentes penitenciários, Ronaldo Rocha, Maxilino Maia e Gilson da Silva; do Fisco, Waldemir Andrade; do Departamento de Estradas e Rodagens, Francisco Vicente; e da Polícia Civil.


Fonte
Texto: Jane Carla - Assessora Sepog
Fotos: Jane Carla
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)