Quarta-feira, 19 de março de 2014 - 07h01
Para acompanhar o avanço das redes sociais, padronizar e levar informações instantâneas e atuais aos cidadãos, além de garantir a política de continuidade da informação, com vistas a formar um banco de dados sobre Rondônia, o governador Confúcio Moura lançou, na manhã de ontem, terça-feira (18), o novo portal do governo do Estado, idealizado pelo Departamento de Comunicação (Decom) em parceria com a Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic).
A nova ferramenta de comunicação, que substitui o site em funcionamento há cerca de 10 anos, tem caráter de agência de notícias, conforme explicou o gerente de Tecnologia, Alan Machado, por reunir todos os sites, serviços do governo e entes parceiros em um só endereço: www.rondonia.ro.gov.br. Outra vantagem, de caráter interno, é que as matérias e fotos das equipes do Decom e demais órgãos estaduais (repórteres e fotógrafos) não serão mais enviadas por e-mail, mas lançadas diretamente no gerenciador de notícias (rascunho) para ser publicada após avaliação do editor.
Para o governador Confúcio Moura, além do layout moderno e atender ao princípio constitucional no que se refere à publicidade dos atos governamentais, é importante que o novo portal cumpra um dos principais objetivos, que é atender à demanda interna, que são os funcionários do Estado, seus familiares e depois o público externo, tornando-se um instrumento de armazenagem da informação, como memória do Estado.
“Essas informações têm grande valor, quando bem armazenadas, e servirão para pesquisas escolares, entrando para a história. Um governo sem histórico,
não tem memória”, afirmou Confúcio, citando como exemplos bibliotecas americanas, onde, em sua opinião, constam mais dados sobre Rondônia que as bibliotecas locais.
O diretor de Comunicação do governo, Osmar Silva, considera que o novo site atende ao desafio de divulgar as ações do governo em tempo real, para um maior número de público, em um só endereço, por onde também o cidadão poderá se comunicar, sanando dúvidas e obtendo informações de interesse pessoal e também o que o governo está fazendo no Estado. Ele lembrou que assumiu o Decom em um período em que nos veículos de comunicação externos a notícia era que o governo nada fazia. Atualmente, segundo ele, 73% mostram ações concretas em todo o Estado.
O presidente do Sindicato das Emissoras de Rádio e TVs, Antônio Campanari, destacou a importância da reformulação do portal por se tornar em um manancial de informação para os veículos de comunicação.
O novo site ainda oferece interface adaptável a diferentes dispositivos com suporte a navegação na internet (smartphones, tablets, ultrabooks, notebooks e computadores), além de otimizar conteúdo e garantir segurança, protegendo a integridade do conteúdo e gerando backups automáticos.
OFICINA DE COMUNICAÇÃO
Ainda na solenidade, Osmar Silva anunciou para os últimos finais de semana de abril (25 e 26) e de outubro (24 e 25) a realização da III e IV Oficinas de Comunicação.
O evento foi prestigiado por representantes de várias empresas de comunicação, além de secretários de Estado, a exemplo de Marco Antonio de Faria (chefe da Casa Civil), Márcio Félix (Ação Social) e Vicente Moura (ouvidor do Estado).
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura
A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da
Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito