Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo deverá buscar alternativas às Usinas do Madeira, diz Dilma


A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, admitiu ontem que o governo federal deverá buscar outras fontes de energia para suprir a demanda que seria atendida pelas Usinas do Rio Madeira. As obras das hidrelétricas estão atrasadas por precaução, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), para evitar futuros danos ao meio ambiente.

Em entrevista ao jornal televisivo "Bom Dia Brasil", da Rede Globo, Dilma reafirmou a necessidade de que novas fontes de energia estejam disponíveis ao País até 2012, para garantir seu crescimento econômico. Para ela, caso as licenças ambientais das usinas não sejam liberadas ainda neste mês, os empreendimentos só estarão concluídos em 2013, o que poderá representar um grande atraso ao Brasil.

"Se não sair (as usinas) até o final de maio, essa energia vai ser prorrogada para 2013. Acredito que todas as questões relativas às duas usinas - tanto a usina de Santo Antônio como a usina de Girau -, elas estão sendo bem encaminhadas, e nós esperamos uma solução", disse em resposta aos apresentadores.

"Se essa solução ocorrer até o final do mês, muito bem. Senão, nós tomaremos outras medidas".

Desde 2000, a população de Rondônia aguarda a autorização final do governo para a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho, obra capaz de garantir sustentabilidade ao fornecimento de energia no estado. O início da obra, entretanto, está parado na burocracia do Executivo embora todas as licenças ambientais para o empreendimento já tenham sido concedidas pelos órgãos ambientais.

Atualmente a produção de energia nas duas usinas térmicas instaladas em Porto Velho é feita por meio da queima de 1,3 milhão de litros de óleo diesel por dia, de alto potencial ofensivo ao meio ambiente.

Com a instalação do gasoduto e a chegada do gás natural na capital de Rondônia, a eletricidade no estado seria mais limpa, mais barata e muito mais eficiente, conforme afirma o deputado Moreira Mendes (PPS).

"O gás natural em Porto Velho vai representar a chegada do progresso em nosso estado", disse.

Bianca Lemos - Jornalista

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)