Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo deverá buscar alternativas às Usinas do Madeira, diz Dilma


A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, admitiu ontem que o governo federal deverá buscar outras fontes de energia para suprir a demanda que seria atendida pelas Usinas do Rio Madeira. As obras das hidrelétricas estão atrasadas por precaução, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), para evitar futuros danos ao meio ambiente.

Em entrevista ao jornal televisivo "Bom Dia Brasil", da Rede Globo, Dilma reafirmou a necessidade de que novas fontes de energia estejam disponíveis ao País até 2012, para garantir seu crescimento econômico. Para ela, caso as licenças ambientais das usinas não sejam liberadas ainda neste mês, os empreendimentos só estarão concluídos em 2013, o que poderá representar um grande atraso ao Brasil.

"Se não sair (as usinas) até o final de maio, essa energia vai ser prorrogada para 2013. Acredito que todas as questões relativas às duas usinas - tanto a usina de Santo Antônio como a usina de Girau -, elas estão sendo bem encaminhadas, e nós esperamos uma solução", disse em resposta aos apresentadores.

"Se essa solução ocorrer até o final do mês, muito bem. Senão, nós tomaremos outras medidas".

Desde 2000, a população de Rondônia aguarda a autorização final do governo para a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho, obra capaz de garantir sustentabilidade ao fornecimento de energia no estado. O início da obra, entretanto, está parado na burocracia do Executivo embora todas as licenças ambientais para o empreendimento já tenham sido concedidas pelos órgãos ambientais.

Atualmente a produção de energia nas duas usinas térmicas instaladas em Porto Velho é feita por meio da queima de 1,3 milhão de litros de óleo diesel por dia, de alto potencial ofensivo ao meio ambiente.

Com a instalação do gasoduto e a chegada do gás natural na capital de Rondônia, a eletricidade no estado seria mais limpa, mais barata e muito mais eficiente, conforme afirma o deputado Moreira Mendes (PPS).

"O gás natural em Porto Velho vai representar a chegada do progresso em nosso estado", disse.

Bianca Lemos - Jornalista

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)