Quinta-feira, 26 de março de 2015 - 08h19
Os moradores dos bairros que formam a região conhecida como Figura A, onde residem cerca de 20 mil famílias e é a parcela urbana mais antiga e central da capital, aguardam há pelos menos 30 anos a regularização fundiária da área. O que até hoje não foi viabilizado devido a uma falta de entendimento sobre a delimitação e posse do local.
No início da década de 1980, o Governo Federal demarcou a região em que fica a Figura A, separando o que deveria ser área do estado e área da União. De lá pra cá, com o surgimento de novas legislações, surgiu a polêmica de quem pertencia a Figura A, se ao estado ou a União. Devido a este empecilho, a regularização fundiária até hoje não pode ser realizada. Mas graças a persistência dos moradores e a intenção do governo de Rondônia em resolver essa situação, finalmente uma nova parceria foi estabelecida para resolver o problema.
Em recente audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), intermediada pelo deputado Estadual Jesuíno Boabaid, o governo do estado, a União e o município de Porto Velho discutiram os melhores caminhos para a regularização. Entre vários explanações os três órgãos se colocaram a disposição para resolver o problema de titulação da área para os moradores, que aguardam o domínio de seus lotes há três décadas.
O vice-governador do estado, Daniel Pereira, se colocou à disposição para que a regularização da área seja feita imediatamente e da forma mais prática. “Se formos pelo lado judicial essa questão vai levar muito tempo, muitos anos. Precisamos ser práticos e se for preciso vamos até Brasília buscar entendimento com a presidente da república, para que isso seja resolvido sem que seja preciso recorrer à justiça e esperar por mais décadas”, disse.
Ainda na audiência pública, Quilvia Carvalho, coordenadora estadual de regularização fundiária urbana, sugeriu a criação de uma comissão representada pelos três órgãos e deputados estaduais, para dar imediatismo às ações. “Através da comissão podemos traçar um cronograma de ação para que as etapas a serem realizadas na regularização da Figura A sejam bem definidas e cumpridas dentro dos prazos estabelecidos. A importância dos deputados vai fortalecer essa atuação, pois há certas dificuldades que, com mais apoio, poderão ser resolvidas com mais agilidade”, finalizou Quilvia.
Nessa quinta-feira, 26, haverá uma reunião com os deputados estaduais e representantes do governo do estado, União e município de Porto Velho, às 16h, na sala de reunião da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), para traçar os primeiros procedimentos da regularização fundiária urbana da Figura A.
Fonte
Texto: Júlia Scherer
Fotos: Júlia Scherer
Decom - Governo de Rondônia
Alero aprova mais de R$ 1 milhão para esporte e cultura
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária na última quinta-feira (21), dois projetos de lei que destinam mais d
Deputada federal Cristiane Lopes prestigia festa de 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou da comemoração dos 40 anos do Grupo Cairu, em Pimenta Bueno, Rondônia. O evento reuniu
Deputados aprovam créditos suplementares para Previdência e pagamento de precatórios em Rondônia
Na última semana, os deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade dois projetos de lei de autoria do Poder Exec
Alero aprova investimentos em ciência, tecnologia e pesca artesanal em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade, na última semana, dois importantes projetos de lei de autoria do Poder Executi