Sexta-feira, 1 de abril de 2016 - 15h17
Durante dois dias, representantes do Governo de Rondônia e do Departamento Autônomo de Beni, da Bolívia, alinhavaram projetos comuns para o desenvolvimento dos dois povos. A rodada de debates foi concluída nesta sexta-feira (1), em Porto Velho, com a assinatura da Carta de Porto Velho. As partes tem interesse em levar adiante, o mais rápido possível, projetos nas áreas de educação, pecuária, piscicultura e tecnologia em diversas áreas.
As reuniões da Mesa Técnica de Negociações Permanente Rondônia-Beni envolveram profissionais de diversas áreas dos dois governos e marcaram a retomada das discussões. Alguns temas foram adiantados em 2013, mas a mudança no governo do Beni provocou alterações no plano de ações.
Os debates foram retomados por iniciativa do governador Confúcio Moura, que defende a parceria com os vizinhos bolivianos como uma forma de atender demandas comuns e desenvolver a região.
A carta de compromissos firmada pelos técnicos será ratificada em maio deste ano, quando representantes dos dois governos se encontrarão no município de Ji-Paraná, por ocasião da 5ª Rondônia Rural Show, que terá os bolivianos como convidados.
A delegação do Beni foi coordenada pela secretária de governo Ingrid Zebalo e pela secretária de Desenvolvimento Humano Mayerling Casted. O vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, e pelo chefe da Coordenadoria Técnico-Legislativa do governo, Hélder Risler.
A apresentação do projeto de ensino médio com mediação tecnológica, nesta sexta-feira, fechou a apresentação da delegação rondoniense. Os representantes do Beni mostraram interesse em fechar parceria para esta iniciativa e também com as demais. Eles apresentaram projetos que estão em andamento e deixaram claro que estão dispostos a unir esforços para atender principalmente os moradores da região ribeirinha.
Ao final da reunião, ficaram acertadas ações comuns como a instituição do professor visitantes para aperfeiçoamento dos dois idiomas. Mestres bolivianos virão a Rondônia como trabalho de intercambio para que o português seja melhor conhecido no país vizinho. O mesmo acontecerá com professores brasileiros.
Também ficaram acertadas difusão de tecnologia na área de piscicultura, pecuária e agricultura. Restaram entraves burocráticos que serão discutidos em instancias diferentes, como a área diplomática. Neste campo será definido como proceder o trânsito de veículos e cargas entre os dois países.
O vice-governador Daniel Pereira considera um grande avanço o entendimento que está surgindo. “Há questões novas e que a diplomacia ainda vai estudar, mas estamos evoluindo”, avaliou.
Hélder Risler, que conduziu a maior parte dos trabalhos desta quinta-feira considerou positivas iniciativas concluídas e manifestou entusiasmo com o que resta ainda por ser produzido. “Há muito o que ser feito e boa intenção das duas partes”, afirmou.
A partir de agora, as reuniões serão trimestrais, mas o formato será o mesmo. Antes, se reúnem as equipes técnicas e, em seguida, os governadores para referendar as decisões.
Saiba mais:
Encontro em Rondônia fortalece projeto para desenvolvimento com bolivianos
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia
A Marcha é um evento que abençoa nossa cidade, nossas autoridades e nossas famílias. Quando Deus está no centro, há prosperidade.Milhares de vozes
Deputado A rua é uma importante rota de acesso para diversos moradores e profissionais da região.
Com o compromisso de atender às demandas da população e melhorar a infraestrutura urbana da capital, o deputado estadual Alex Redano (Republicanos)
Com presença firme e olhar voltado para o futuro, o governador Marcos Rocha participou, nesta terça-feira (5), da retomada dos trabalhos na Assemble
Nesta terça-feira (5), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) retomou oficialmente os trabalhos após o recesso parlamentar. A sessão ordinária