Um convênio inédito voltado para a transferência de tecnologia de ponta, processos e metodologias na área do design do segmento de madeira e móveis deverá ser assinado na próxima segunda-feira (23), às 16 horas, no auditório da Fiero, em Porto Velho, entre o governo de Rondônia, instituições representativas do Estado e o Consórcio Poli.Design, do Politécnico de Milão, o mais conceituado centro mundial de desenvolvimento de design do mobiliário.
Durante quatro dias, de 23 a 26 de setembro, uma comitiva formada por especialistas do centro italiano de pesquisas de design, estará em Rondônia para conhecer o segmento de madeira e móveis do estado e iniciar um importante trabalho que deverá resultar na criação da marca Rondônia e de novos processos de produção, agregando tecnologia e valor aos móveis e à madeira produzidos no estado.
Participarão da solenidade de assinatura, o governador Confúcio Moura, os secretários de Estado da Sedes, Seplan, Seae e Sedam, e diretores da CNI/Senai, Fiero, Sebrae, Sindicato do Segmento de Madeira e Móveis, instituições financeiras (Basa, Banco do Brasil e CEF) e acadêmicas (Ifro, Uniron e Fimca).
Integrando a comitiva italiana, estarão presentes nesta cerimônia, o representante da presidência do Consórcio Poli.Design, Matteo Ingaramo; o presidente da Escola de Design do Politécnico de Milão, Arturo dell’Acqua Bellavitis; e a consultora para projetos no Brasil, Eugenia Chiara. Eles deverão visitar as instituições de ensino e empresas do setor de madeira e móveis de Porto Velho e Ariquemes, até o dia 26 de setembro, quando a comitiva retornará à Europa.
Viagem
O convênio com o Consórcio Poli.Design começou a ser construído durante uma viagem às cidades de Milão e Pesaro, no norte da Itália, realizada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Emerson Castro, em abril de 2013.
“Convidamos o diretor do Poli.Design de Milão a visitar o Estado de Rondônia e conhecer as empresas do setor de produção de móveis e criar um projeto específico para o setor”, explicou Emerson Castro.
“Os empresários italianos têm especial interesse pelo setor madeireiro e buscam informações mais detalhadas sobre a nossa produção”, disse a coordenadora Fábia Batista Demomi, da Consic/Sedes.
Fonte: Sandro André

Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)