Terça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governadores da Amazônia Legal vêm a Rondônia para definir criação de consórcio


A assinatura do protocolo de intenções para a criação do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal é o principal item do 14º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que acontece nos dias 4 e 5 de maio, em Porto Velho. Durante o evento também serão tratados temas de interesse da região, como meio ambiente, segurança pública e comunicação.

Gente de Opinião

Evento será no Palácio Rio Madeira,nos dias 4 e 5 de maio

Além Confúcio Moura, governador de Rondônia, o anfitrião da reunião, fazem parte do fórum os governadores do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins.

A área dos estados da Amazônia Legal equivale a 61% de todo o território nacional, o que levou os governadores a buscarem dar mais relevância à região no cenário nacional.

“Esta iniciativa leva a Amazônia Legal ao papel de protagonista ao fortalecer a política institucional no contexto do desenvolvimento do país e das transformações globais em curso”, resume Cira Moura, secretária executiva do gabinete do governo de Rondônia. Ela é responsável pelos preparativos para o fórum.

A missão de dar mais visibilidade à região foi debatida no fórum anterior, realizado em Macapá, em janeiro deste ano. E para consolidar esta proposta, o ministro do turismo Marx Beltrão foi convidado para vir a Porto Velho para conhecer a Campanha de Promoção do Turismo na Amazônia, outra iniciativa dos governadores do bloco.

O fórum inicia na quinta-feira (04), com secretários estaduais e assessores técnicos das áreas de segurança pública, meio ambiente e comunicação social. Durante todo o dia eles debaterão pautas específicas em três ambientes distintos do edifício Rio Pacaás Novos, sede do governo de Rondônia, no Palácio Rio Madeira.

“A iniciativa de governadores da Amazônia Legal com o consórcio é promover o desenvolvimento desta parte do país de maneira efetivamente sustentável”. Cira Moura, secretária executiva do gabinete do governo

O conteúdo das discussões será disponibilizado numa plataforma específica para que os participantes possam acessar. Desta forma, os documentos que serão produzidos poderão passar pelas alterações, se houver necessidade, em tempo real e poderão ser deliberados pelos governadores na reunião da sexta-feira (05).

Será também na sexta-feira que, após elaborado e avaliado pelos procuradores dos estados, será assinado pelos governadores o protocolo de intenções para a criação do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal. O formato deve seguir o modelo do Consórcio Brasil Central, do qual Rondônia também faz parte, e está em pleno funcionamento com resultados expressivos.

“A iniciativa de governadores da Amazônia Legal com o consórcio é promover o desenvolvimento desta parte do país de maneira efetivamente sustentável”, explica Cira Moura, que tem reunido com equipes envolvidas na realização da reunião para tratar dos detalhes finais do evento.

Na área ambienta serão abordados temas como o compartilhamento de informações e tecnologia para o fortalecimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), informações sobre a cobertura vegetal na Amazônia Legal e o processo de desmatamento na região, além de discussão sobre uma política de redução das emissões por desmatamento e degradação florestal.

No item segurança pública serão avaliadas questões específicas dos estados amazônicos, inteligência estratégica e as operações integradas nas fronteiras e gestão de conflitos agrários.

A pauta de comunicação retomará a proposta de criação do Fórum das Secretarias de Comunicação da Amazônia Legal que foi iniciada em Macapá, estruturas de comunicação governamentais, experiências de comunicação pública e cidadã com uso de novas tecnologias e redes sociais.

Ao final do fórum será redigida a Carta de Porto Velho, que conterá os compromissos firmados pelos participantes.

Leia mais:
Rondônia vai ao Fórum do Brasil Central como exemplo para mercado comum
Governadores da Amazônia Legal debatem problemas comuns em encontro no Macapá


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone Deiró afirmou que o governo federal enganou os rondonienses no processo de privatização da BR-364

Deputado Cirone Deiró afirmou que o governo federal enganou os rondonienses no processo de privatização da BR-364

Em audiência pública realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, presidida pelo senador Marcos Rogério, o deputado Ciro

Cristiane Lopes reforça urgência na duplicação e na redução do valor de pedágios durante audiências públicas em Ji Paraná e Vilhena

Cristiane Lopes reforça urgência na duplicação e na redução do valor de pedágios durante audiências públicas em Ji Paraná e Vilhena

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de duas importantes audiências públicas realizadas pela Comissão de Infraestrutura (

Deputado Alex Redano cobra implantação urgente da Política Nacional de Saúde da População Quilombola em Rondônia

Deputado Alex Redano cobra implantação urgente da Política Nacional de Saúde da População Quilombola em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou uma indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Saúde

Esse implemento agrícola vai fortalecer o trabalho da nossa Secretaria de Agricultura e beneficiar diretamente o homem do campo.

Esse implemento agrícola vai fortalecer o trabalho da nossa Secretaria de Agricultura e beneficiar diretamente o homem do campo.

Em mais uma ação voltada ao fortalecimento do setor produtivo rural, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Repub

Gente de Opinião Terça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)