Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governadores da Amazônia definem documento para Rio+20


Governadores da Amazônia definem documento para Rio+20 - Gente de OpiniãoRealizado na cidade de Manaus, na sede do governo do Amazonas, o Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que reúne os chefes do Executivo estadual dos noves estados da região, definiram na última sexta-feira, 1º, o documento final com a posição dos Estados para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) que será realizada nos próximos dias no Rio de Janeiro.

A carta foi entregue a ministra Ideli Salvati, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República para ser repassada a presidenta Dilma Rouseff.

Intitulado como “Carta dos Governadores da Amazônia”, o documento contem as considerações que reflete a posição dos Estados junto ao governo Federal. Estiveram presentes no Fórum os governadores de Roraima, José de Anchieta; do Amazonas, Omar Aziz; do Mato Grosso, Sinval da Cunha; Confuncio Aires, de Rondônia e os vice-governadores do Pará, Acre, Amapá e Tocantins, além do secretário do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Carlos Mendes, representando a governadora do Maranhão, Roseana Sarney.

Pelo governo Federal as ministras Izabella Teixeira, do Meio Ambiente e Ideli Salvati, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, participaram da discussão final da Carta.

Entre as proposições da Carta estão a criação do Conselho do Desenvolvimento Sustentável com a participação dos governos Federal e Estaduais, sociedade civil organizada e os municípios para que o desenvolvimento sustentável possa acontecer de forma mais efetiva na região Amazônica como um espaço de dialogo permanente e compromissos com a região Amazônica.

Para o governador Anchieta Júnior “A Carta posiciona a Amazônia como região estratégica para o Brasil e o mundo. A Amazônia é uma região caracterizada por uma imensa riqueza e por uma imensa exclusão. Temos que dar prioridade para as pessoas que vivem na Amazônia, ampliar os investimentos em Ciência e Tecnologia e criar um modelo de desenvolvimento para a região que concilie desenvolvimento, preservação e inclusão social”, diz Anchieta

No documento também está formalizado o pedido de uma nova estrutura de governança que considere o modelo sustentável, inclusão social, a erradicação da pobreza, economia verde e inclusiva, implementação de ferramentas para a regularização fundiária e o Programa de Aceleração do Crescimento da Economia da Floresta na Amazônia (PAC Florestal) que tem o objetivo de impulsionar o crescimento do setor florestal.

Durante toda a manhã de hoje, governadores e ministras, debateram e esclareceram diversos pontos da Carta. Em entrevista coletiva, Ideli Salvati, destacou o apelo mundial da Amazônia e a relevância que a região terá durante a conferência da ONU. “É fundamental essa iniciativa dos governadores de construir esse documento colocando suas necessidades, os avanços e os pleitos para o governo Federal”. Ideli ressaltou ainda que a Carta dos Governadores é uma das principais deliberações em avançar nos temas que será debatido na Rio+20.

Já a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou a evolução da Amazônia nos últimos 20 anos quando foi realizada a ECO 92. “Se comparamos a Amazônia 20 anos atrás e como ela se apresentava ao mundo com altos índices de desmatamentos e queimadas, e hoje temos uma região que vai se apresentar ao mundo com a menor taxa de desmatamento da história e com avanços nas suas políticas de desenvolvimento regional”, disse.

O governador do Amazonas, Omar Aziz, enfatizou que os governadores da região irão continuar com o apoio a política energética do governo Federal para a Amazônia. “Fizemos tratativas sobre o documento e nele está reforçado o nosso apoio irrestrito para a sua política energética na região, pois sem isso não será possível futuramente desenvolver esses estados”, afirmou Aziz.

Ao final do Fórum, os governadores e a ministra Ideli Savalti ouviram os representantes dos grupos majoritários do Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, que estavam reunidos desde último dia 3º de maio, no hotel Tropical e receberam a “Carta da Amazônia Brasileira para Rio+20”, documento construído com as proposições dos segmentos da iniciativa privada, trabalhadores e sindicatos, mulheres, crianças e juventude, agricultores, povos indígenas e comunidades tradici

Fonte: Roraima em foco / Hanna Gonçalves
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)