Segunda-feira, 25 de março de 2013 - 17h30

O governador Confúcio Moura despachou na manhã desta segunda-feira (25) com a secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Nanci Rodrigues, e com o corpo técnico da pasta. Na pauta, a apresentação dos preparativos para execução da terceira aproximação do zoneamento do Estado; dos projetos de florestas plantadas e de regularização ambiental, cuja minuta deste último foi encaminhada após a reunião para a Coordenadoria Técnica (Cotel).
No encontro foram apresentados os principais pontos para para um novo zoneamento. O doutor em Geociência, servidor da Sedam, Antonio Melo Lisboa, trouxe, para o chefe do Executivo, um balanço geral da situação que se tem vivido no Estado para que seja dada continuidade ao zoneamento. Segundo o técnico, os maiores problemas estão nas áreas conflituosas, como Buritis e União Bandeirantes.
Ciente dos conflitos fundiários, Confúcio Moura disse que uma de suas preocupações é para impedir o avanço das invasões e áreas desmatadas, para que os problemas não cheguem ao ponto de não ser mais resolvido.
A Sedam, por sua vez, de acordo com a secretária Nanci, tem três bases em funcionamento nas regiões, inclusive com a participação de policias militares, para coibir novos avanços. Nanci explicou que a Justiça já tem dado algumas sentenças parciais nos litígios dessas áreas. Para o governador, não se pode esquecer que a meta do seu governo é a regularização fundiária, utilizando os princípios do projeto Terra Legal.
O plantio de florestas, com árvores nativas e exóticas para atender a indústria moveleira, ao setor rural e proporcionar equilíbrio ambiental,foi o assunto abordado pelo técnico Edgar Meneses Cardoso, coordenador do programa Florestas Plantadas. Trata-se de um programa que tem gerado não apenas sustentabilidade para o Estado, mas geração de receita. No ano passado foram liberados 98.887 metros cúbicos para comercialização, com receita de mais de R$ 2,8 milhões para os produtores.
O terceiro item da pauta foi a minuta do decreto, explicado por Rosenildo Pereira, assessor ambiental, que prevê a regularização ambiental do Estado. A elaboração do decreto foi feita com o apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e está baseado no novo Código Ambiental.
Fonte: Alice Thomaz / Foto: Marcos Freire / Decom
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)