Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governador discute projetos ambientais


Governador discute projetos ambientais  - Gente de Opinião

O governador Confúcio Moura despachou na manhã desta segunda-feira (25) com a secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Nanci Rodrigues, e com o corpo técnico da pasta. Na pauta, a apresentação dos preparativos para execução da terceira aproximação do zoneamento do Estado; dos projetos de florestas plantadas e de regularização ambiental, cuja minuta deste último foi encaminhada após a reunião para a Coordenadoria Técnica (Cotel).

No encontro foram apresentados os principais pontos para para um novo zoneamento. O doutor em Geociência, servidor da Sedam, Antonio Melo Lisboa, trouxe, para o chefe do Executivo, um balanço geral da situação que se tem vivido no Estado para que seja dada continuidade ao zoneamento. Segundo o técnico, os maiores problemas estão nas áreas conflituosas, como Buritis e União Bandeirantes.

Ciente dos conflitos fundiários, Confúcio Moura disse que uma de suas preocupações é para impedir o avanço das invasões e áreas desmatadas, para que os problemas não cheguem ao ponto de não ser mais resolvido.

A Sedam, por sua vez, de acordo com a secretária Nanci, tem três bases em funcionamento nas regiões, inclusive com a participação de policias militares, para coibir novos avanços. Nanci explicou que a Justiça já tem dado algumas sentenças parciais nos litígios dessas áreas. Para o governador, não se pode esquecer que a meta do seu governo é a regularização fundiária, utilizando os princípios do projeto Terra Legal.

O plantio de florestas, com árvores nativas e exóticas para atender a indústria moveleira, ao setor rural e proporcionar equilíbrio ambiental,foi o assunto abordado pelo técnico Edgar Meneses Cardoso, coordenador do programa Florestas Plantadas. Trata-se de um programa que tem gerado não apenas sustentabilidade para o Estado, mas geração de receita. No ano passado foram liberados 98.887 metros cúbicos para comercialização, com receita de mais de R$ 2,8 milhões para os produtores.

O terceiro item da pauta foi a minuta do decreto, explicado por Rosenildo Pereira, assessor ambiental, que prevê a regularização ambiental do Estado. A elaboração do decreto foi feita com o apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e está baseado no novo Código Ambiental.

Fonte: Alice Thomaz  / Foto: Marcos Freire / Decom

  

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)