Segunda-feira, 14 de abril de 2014 - 13h05
O Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), realizou reforma estrutural da Casa de Detenção de Jaru (RO) no segundo semestre de 2013. A unidade comporta 82 presos do sexo masculino, conta com dezesseis câmeras espalhadas entre pátio e carceragem e vinte e seis funcionários para a segurança e administração da unidade. As celas coletivas têm a extensão de 12m² e as destinadas ao regime disciplinar diferenciado (RDD) 8m².
O espaço de atendimento a saúde básica dos apenados conta com consultório médico e enfermaria, farmácia e consultório odontológico. Os profissionais em atendimento são: um Médico, um enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem e um dentista. Outras necessidades específicas de saúde acontecem fora da unidade prisional. A Defensoria Pública esta presente na unidade uma vez por semana, fazendo atendimentos individuas e esclarecendo duvidas dos reeducandos.
O gerente geral do sistema prisional de Rondônia, Adeilso Silva, afirma que uma das preocupações de todas as unidades do estado é a integridade física dos apenados sem esquecer a reinserção, e “que no ranking nacional estamos na 9° posição na ressocialização através da educação”.
Como forma de ressocialização foi construída uma sala de aula de 32m², para o projeto de Educação Prisional, que está funcionando, atualmente está matriculados cinqüenta e seis alunos do ensino fundamental e médio e o plano já formaram três turmas.
Quando perguntado ao diretor do presido Elias Rezende qual a sua opinião sobre a educação no presídio ele diz “Vejo a educação como uma das maiores virtudes do homem, é um tanto ‘abstrato e não concreto’ seu conhecimento é algo que não se pode roubar de você, isso você vai ter a vida toda. E aqui na nossa unidade é nosso carro chefe o quesito ressocializar”, disse orgulhoso enquanto mostrava a sala de aula concluída.
Ainda é oferecido o curso de informática que atualmente têm trinta alunos matriculados. O projeto Educação Prisional já formou mais de oitenta alunos, que são o resultado da parceria entre a Sejus, Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja). Os apenados do regime fechado ainda desenvolvem a pratica de artesanato que são realizados dentro da própria unidade.
Fonte
Texto: Cláudio Guedes - Assessoria Sejus
Fotos: Divulgação Sejus
Decom - Governo de Rondônia
Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura
A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da
Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito