Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Gov realiza melhorias e ressocialização em penitenciária


Gente de OpiniãoO Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), realizou reforma estrutural da Casa de Detenção de Jaru (RO) no segundo semestre de 2013. A unidade comporta 82 presos do sexo masculino, conta com dezesseis câmeras espalhadas entre pátio e carceragem e vinte e seis funcionários para a segurança e administração da unidade. As celas coletivas têm a extensão de 12m² e as destinadas ao regime disciplinar diferenciado (RDD) 8m².

O espaço de atendimento a saúde básica dos apenados conta com consultório médico e enfermaria, farmácia e consultório odontológico. Os profissionais em atendimento são: um Médico, um enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem e um dentista. Outras necessidades específicas de saúde acontecem fora da unidade prisional. A Defensoria Pública esta presente na unidade uma vez por semana, fazendo atendimentos individuas e esclarecendo duvidas dos reeducandos.

O gerente geral do sistema prisional de Rondônia, Adeilso Silva, afirma que uma das preocupações de todas as unidades do estado é a integridade física dos apenados sem esquecer a reinserção, e “que no ranking nacional estamos na 9° posição na ressocialização através da educação”.

Gente de OpiniãoComo forma de ressocialização foi construída uma sala de aula de 32m², para o projeto de Educação Prisional, que está funcionando, atualmente está matriculados cinqüenta e seis alunos do ensino fundamental e médio e o plano já formaram três turmas.

Quando perguntado ao diretor do presido Elias Rezende qual a sua opinião sobre a educação no presídio ele diz “Vejo a educação como uma das maiores virtudes do homem, é um tanto ‘abstrato e não concreto’ seu conhecimento é algo que não se pode roubar de você, isso você vai ter a vida toda. E aqui na nossa unidade é nosso carro chefe o quesito ressocializar”, disse orgulhoso enquanto mostrava a sala de aula concluída.

Ainda é oferecido o curso de informática que atualmente têm trinta alunos matriculados. O projeto Educação Prisional já formou mais de oitenta alunos, que são o resultado da parceria entre a Sejus, Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja). Os apenados do regime fechado ainda desenvolvem a pratica de artesanato que são realizados dentro da própria unidade.


Fonte
Texto: Cláudio Guedes - Assessoria Sejus
Fotos: Divulgação Sejus
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)