Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Gov de Rondônia vai retomar curso de mediação de conflitos


Gente de Opinião

Reunião tratou da participação de Rondônia em formação de profissionais em mediação de conflitos

O governo de Rondônia quer retomar o curso de especialização em mediação policial para solução de conflitos, ainda este ano e junto com a retomada do curso, pretende também realizar o primeiro congresso latino-americano de mediação.

As propostas foram discutidas em reunião realizada na segunda-feira (4) a tarde no gabinete da vice-governadoria, envolvendo o vice-governador Daniel Pereira, os secretários  da Segurança, Defesa e Cidadania, Antônio Carlos dos Reis, e o adjunto, Adilson Pinheiro; o adjunto de Justiça, João Bosco Costa; o sub-defensor geral, Marcus Edson de Lima, o representante do Ministério Público, Gabriel Clemente Barbosa e coordenador técnico legislativo, Helder Rister, que é o responsável pelo primeiro projeto de mediação de Rondônia.

O senador Valdir Raupp, participou rapidamente da reunião, elogiou o projeto e declarou  o apoio necessário para a realização do curso e do congresso.  “Ano passado o curso teve dois módulos, mas precisou ser suspenso”, explicou Helder. Segundo ele, o governador Confúcio Moura orientou que não só fosse retomado o curso, como também aprovou a realização  congresso.

Para o vice-governador, responsável por conduzir as articulações dentro do Executivo até o fechamento dos dois eventos, o projeto é de grande valor. “O curso é muito bom e já está apresentando seus primeiros resultados, com a ação de mediadores formados no ano passado na Espanha e que conduziram muito bem a desocupação de imóveis na capital – referindo-se a imóveis localizados no bairro Nova Floresta – sem que se registrasse nenhum tipo de violência e estão fazendo o mesmo com a desocupação da área destinada a construção da Estação de Tratamento de Esgoto da Zona Sul”. O Executivo terá uma reserva de 20 vagas, destacou Helder  Rister, o Ministério Público,  o Judiciário e a Defensoria Pública também terão vagas reservadas no curso.

“O objetivo desta reunião é sairmos daqui já com um cronograma de ações para viabilizar o curso ainda este ano”, quanto ao congresso, o vice-governador destacou que Rondônia pode torna-se uma referência nacional, não só por já ter experimentado bons resultados da mediação de conflitos, como pela iniciativa de realizar o primeiro congresso latino-americano sobre a matéria.

OBJETIVOS

A mediação de conflitos visa  conhecer a filosofia da mediação em relação à cultura de paz e o fortalecimento social; difundir a mediação como estratégia de saúde social; promover o desenvolvimento de novos mecanismos de participação social; transformar profissionais de nível superior das mais diversas carreiras e datar-lhes formação e ferramentas necessárias para que se comprometam com a cultura de paz, formando-os mediadores e gestores de conflitos; criar uma consciência de pacificação social; comprometer-se com a cultura de paz; incentivar o diálogo e a cooperação nas relações humanas; incorporar ferramentas de mediação para a construção da paz; identificar áreas de intervenção e o papel do mediador das distintas áreas da mediação, bem como de novos contextos de aplicação de métodos de resolução de conflitos; planejar estratégias de intervenção em rede e  preparar profissionais aptos para atuarem em todo o Estado.


Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Daiane Mendonça
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)