Terça-feira, 4 de agosto de 2015 - 05h12

Confúcio Moura considera legítima a Carta em defesa da etnia Cinta Larga
A campanha em defesa dos direitos dos índios Cinta Larga, lançada ontem, segunda-feira (3), no Ministério Público Federal, pelo procurador federal Reginaldo Trindade, tem apoio do governo de Rondônia.
Ao participar do evento, em Porto Velho, o governador Confúcio Moura disse que a iniciativa favorece a todos os indígenas brasileiros. Ele também é signatário da carta de apoio à etnia, juntamente com parlamentares e ex-parlamentares de Rondônia.
Confúcio afirma que compreende a angústia do procurador Reginaldo Trindade, que é o responsável pela defesa dos direitos dos Cinta Larga há mais de quatro anos. “É um trabalho grandioso o que ele faz. Esta iniciativa o transforma numa liderança como a dos irmãos Villas Boas, na definição das terras do Parque Nacional do Xingu”.
O procurador convidou parlamentares e ex-parlamentares de Rondônia para discutir e aprovar uma carta de apoio à luta do povo Cinta Larga. Ele leu o texto, que contém 18 itens. O documento detalha os problemas sofridos pela etnia e a ausência de iniciativas do governo federal no cumprimento das garantias devidas aos indígenas, destacando a exploração naturais.
DESINTEGRAÇÃO
A carta ainda aponta que há risco da desintegração física e cultural do povo Cinta Larga e, para evitar a consumação destes fatos, é exigida a união de esforços para fazer cumprir as leis vigentes e regulamentar a exploração de riquezas naturais existentes nas terras ocupadas pela etnia.
Parlamentares como o senador Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp e o deputado estadual Maurão de Carvalho, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, apresentaram sugestões à carta.
Segundo o procurador Reginaldo Trindade, será feita uma busca pelo apoio à causa em outros estados. A etnia Cinta Larga habita faixas de terras nos estados de Rondônia e Mato Grosso. O grupo sofreu, ao longo dos anos, interferências de diversos setores interessados na exploração de madeira e minério da região.
Um dossiê, elaborado durante pesquisa que durou 11 anos, aponta que os indígenas necessitam de assistência em diversas áreas. Muitos deles, contraíram dívidas no comércio na tentativa de prover suas famílias. O Ministério Público Federal contestam muitos destes débitos.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Decom - Governo de Rondônia
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)