Sábado, 20 de abril de 2013 - 05h40

A mobilização nacional articulada por dezenas de entidades que reúnem promotores e procuradores de justiça dos Ministérios Públicos de todo o país contra a aprovação da PEC 37, a chamada ‘PEC da Impunidade’, que retira o poder de investigação criminal do Ministério Público, recebe o incondicional apoio da Grande Loja Maçônica de Rondônia (Glomaron).
“Somente a união dos vários órgãos de controle será capaz de frear, pelo menos um pouco, a sanha dos assaltadores dos cofres públicos que espalham a miséria por esse imenso e rico país”, disse o grão-mestre Juscelino Moraes do Amaral, ao defender que não só as policias federal e civil possam investigar, como também o Ministério Público, a Receita Federal, Ibama, Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas, e, se for o caso, também as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).
O posicionamento oficial da Glomaron em apoio a PEC 37 foi aprovado durante a Soberana Assembleia da Glomaron, realizada no mês passado, em Cacoal, oportunidade em que, por sugestão da Comissão de Negócios Exteriores da Glomaron aprovou-se também o engajamento de todas as lojas no Dia do Basta Contra a Corrupção, movimento social apartidário que está organizando a Marcha Nacional Contra a Corrupção, a ser realizada neste 20 de abril, em Porto Velho, Cacoal e Vilhena.
Ainda durante a SAG, foi aprovada também a sugestão para que a Glomaron conclame seus obreiros a participarem da iniciativa popular pela não aprovação da PEC 37.
Para a Glomaron, a luta contra a PEC da Impunidade é um clamor da sociedade brasileira, de cidadãos de bem que lutam pela ética e pelo Estado Democrático de Direito. “Somente dois países na África (Uganda e Quênia) e um na Ásia (Indonésia) limitam a ação investigatória do MP.
São países onde não há democracia. No resto do mundo, o Ministério Público investiga, somando com as polícias. “Sem o poder investigativo dos procuradores do Ministério Público, não teria sido possível, por exemplo, a prisão do juiz Nicolau dos Santos, o Lalau, nem a condenação dos mensaleiros”, convergiram os maçons na Soberana Assembleia da Glomaron.
Para a Glomaron, a aprovação da PEC 37 seria a festa de mensaleiros, sanguessugas, gafanhotos e de todos aqueles que avançam sobre os cofres públicos. A tentativa de impedir a investigação criminal pelo Ministério Público é um dos mais gritantes atentados à democracia.
Fonte: Glomaron
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)