Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Glomaron oficializa posição contra a 'PEC da Impunidade'


Glomaron oficializa posição  contra a 'PEC da Impunidade' - Gente de Opinião

A mobilização nacional articulada por dezenas de entidades que reúnem promotores e procuradores de justiça dos Ministérios Públicos de todo o país contra a aprovação da PEC 37, a chamada ‘PEC da Impunidade’, que retira o poder de investigação criminal do Ministério Público, recebe o incondicional apoio da Grande Loja Maçônica de Rondônia (Glomaron).

“Somente a união dos vários órgãos de controle será capaz de frear, pelo menos um pouco, a sanha dos assaltadores dos cofres públicos que espalham a miséria por esse imenso e rico país”, disse o grão-mestre Juscelino Moraes do Amaral, ao defender que não só as policias federal e civil possam investigar, como também o Ministério Público, a Receita Federal, Ibama, Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas, e, se for o caso, também as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

O posicionamento oficial da Glomaron em apoio a PEC 37 foi aprovado durante a Soberana Assembleia da Glomaron, realizada no mês passado, em Cacoal, oportunidade em que, por sugestão da Comissão de Negócios Exteriores da Glomaron aprovou-se também o engajamento de todas as lojas no Dia do Basta Contra a Corrupção, movimento social apartidário que está organizando a Marcha Nacional Contra a Corrupção, a ser realizada neste 20 de abril, em Porto Velho, Cacoal e Vilhena.

Ainda durante a SAG, foi aprovada também a sugestão para que a Glomaron conclame seus obreiros a participarem da iniciativa popular pela não aprovação da PEC 37.

Para a Glomaron, a luta contra a PEC da Impunidade é um clamor da sociedade brasileira, de cidadãos de bem que lutam pela ética e pelo Estado Democrático de Direito. “Somente dois países na África (Uganda e Quênia) e um na Ásia (Indonésia) limitam a ação investigatória do MP.

São países onde não há democracia. No resto do mundo, o Ministério Público investiga, somando com as polícias. “Sem o poder investigativo dos procuradores do Ministério Público, não teria sido possível, por exemplo, a prisão do juiz Nicolau dos Santos, o Lalau, nem a condenação dos mensaleiros”, convergiram os maçons na Soberana Assembleia da Glomaron.

Para a Glomaron, a aprovação da PEC 37 seria a festa de mensaleiros, sanguessugas, gafanhotos e de todos aqueles que avançam sobre os cofres públicos. A tentativa de impedir a investigação criminal pelo Ministério Público é um dos mais gritantes atentados à democracia.

Fonte: Glomaron

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)