Segunda-feira, 24 de março de 2014 - 05h20
A Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia - Glomaron está desenvolvendo uma campanha para aumentar e incentivar a doação de sangue. Desenvolvida em parceria com a Fundação Banco de Sangue do Estado de Rondônia (Fhemeron), a campanha objetiva conscientizar a sociedade para a importância do ato de doar sangue e começa pelos seus obreiros, que, segundo declaração do presidente da Fhemeron, médico Orlando Ramires, é um doador preferencial em função da vida regrada que levam orientados pelas suas oficinas.
Para ampliar o alcance da campanha, a Glomaron conseguiu gratuitamente a divulgação de mais de 50 outdoors em todo o estado. Internamente, o grão-mestre advogado Juscelino Moraes do Amaral distribuiu em suas 42 lojas jurisdicionadas recomendação para que os maçons e seus familiares se engajem na campanha, fazendo doação e buscando incentivar as pessoas de seu circulo de amizade a fazer o mesmo. “Além dos obreiros, a campanha vai contar também com a participação dos Demolays e das Filhas de Jó, somando um total de quase 2500 pessoas”, acentua Juscelino.
O grão-mestre afirma que há vários fatores que motivam a iniciativa da campanha. O primeiro deles é o próprio lema da Maçonaria, fundado na tríade, igualdade, liberdade e fraternidade. Segundo Juscelino, não há ato de fraternidade mais o nobre que doar o seu próprio sangue para quem necessita. Os outros motivadores são o sempre baixo estoque nos bancos de sangue, o alto número de acidentes de trânsito, em que as vítimas normalmente precisam passar por cirurgias.
Como se não bastassem esses fatores, o grão-mestre da Glomaron compartilha com a preocupação da direção da Fhemeron em aumentar o estoque de bolsas de sangue para enfrentar uma possível epidemia de doenças que poder vir com o fim das enchentes em Porto Velho e em outros municípios atingidos pelas cheias.
Dezenas de outdoors estão expostos nos principais cruzamentos e avenidas de Porto Velho e de várias cidades do interior convocando a sociedade para este ato de amor ao próximo e que tem o poder de salvar vidas. “Irmãos, Demolays e Filhas de Jó abraçaram literalmente a essa causa indo voluntariamente aos bancos de sangue de suas cidades na capital e interior para fazer sua doação”, reitera Juscelino. Além da doação, a Maçonaria também trabalha com a divulgação da campanha conscientizando amigos e colegas de trabalho a participar. O sangue dos voluntários vai ajudar a suprir a demanda dos hospitais públicos tão cheios de pessoas vítimas do nosso trânsito caótico e pacientes com câncer.
O grão-mestre da Glomaron, Juscelino Amaral e um grupo de obreiros estiveram recentemente na Fhemeron, a convite do presidente Orlando Ramires, conhecendo de perto a realidade do banco de sangue e dos desafios diários enfrentados pela fundação por causa da baixa no estoque de sangue. "No momento em temos a Igreja Católica trabalhando uma campanha da Fraternidade, cujo lema é: foi para a liberdade que Cristo nos libertou, nada mais apropriado aos maçons que se integrarem a esse gesto de amor”, ressaltou Juscelino, acrescentando que todos os obreiros, Demolays e Filhas de Jó estão de parabéns por terem abraçado a causa com o mesmo carinho e amor de sempre. “Isso demonstra que a Maçonaria sempre estará pronta para servir ao próximo, o que dignifica a todos nós", concluiu.
Fonte: GSPD Glomaron / Carlos Araújo
Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura
A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da
Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito