Segunda-feira, 23 de julho de 2012 - 13h27
Totalmente construída com recursos de doações obtidas pelas Lojas jurisdicionadas à Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (Glomaron), a Casa de Apoio do Hospital São Daniel Comboni (hospital do câncer de Cacoal), já está em fase de acabamento.
Neste final de semana o Grão-Mestre da Glomaron, Juscelino Moraes do Amaral, visitou o local, acompanhado de uma comitiva formada por maçons de todo o Estado.
A Casa de Apoio, construída ao lado do hospital São Daniel Comboni, tem a finalidade de abrigar os pacientes e seus respectivos acompanhantes que buscam tratamento no local.
A Casa de Apoio tem 1.610 metros quadrados de área construída, possui 43 apartamentos com capacidade para abrigar quatro pessoas, sendo dois pacientes e dois acompanhantes, além de cozinha, lavanderia, refeitório, espaço para lazer, área de convivência e acessibilidade para cadeirantes.
Durante a visita, Juscelino Moraes do Amaral anunciou o sucesso de todos os eventos realizados pela Glomaron e suas Lojas jurisdicionadas, visando arrecadar fundos para as obras. Ele citou a “Grande Costela da Solidariedade”, realizada no mês de maio em Porto Velho, que superou a meta prevista.
Na oportunidade foram repassados à instituição recursos arrecadados pelas Lojas Maçônicas de Jaru em parceria com a comunidade evangélica da Igreja Batista Nacional.
Juscelino anunciou que as Lojas Maçônicas da Glomaron, de todas as regiões do Estado, realizaram ou estão realizando eventos, como leilões, festivais gastronômicos e outras campanhas, com a mesma finalidade.
Hospital São Daniel Comboni
Antes da visita às obras da Casa de Apoio, Juscelino e uma comitiva de maçons visitaram o Hospital São Daniel Comboni, cujas obras estão em fase de acabamento e instalação dos equipamentos.
Mesmo antes de sua conclusão, o hospital já atende a aproximadamente 200 pacientes com os tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
A visita foi guiada pelo médico Claudemir Borghi, presidente da Associação São Daniel Comboni, e pelo prefeito de Cacoal, Padre Franco, idealizador do projeto.
Segundo o médico Claudemir Borghi, o hospital do câncer de Cacoal é uma realidade graças ao empenho da população e da Maçonaria. “Podemos dizer sem sombra de dúvidas que 50% do hospital se deve à participação da população e 50% à ajuda da Maçonaria, sem a qual não seria possível realizar essa obra grandiosa”.
O médico disse que a ideia de construir um hospital com essas dimensões em Cacoal foi do Padre Franco, ainda em 2003, após constatar a grande quantidade de pacientes que necessitam viajar para a cidade de Barretos em busca de tratamento especializado. Em 2004 as obras tiveram início com as primeiras doações obtidas através de ONGs da Itália.
O prefeito de Cacoal, Padre Franco, disse que a Maçonaria é uma espécie de “anjo” para as milhares de pessoas que dependerão de tratamento na unidade hospitalar.
Durante a visita os maçons também conheceram a médica Márcia Oliveira, que já atua no atendimento aos pacientes, e a médica italiana Carla Valenti, radioterapeuta que atua na cidade de Milão, Itália.
Por vários momentos o Grão-Mestre Juscelino Moraes do Amaral se emocionou com a realização.
Ele destacou que a passagem do homem por esta vida não deve ser em vão. “Cada um de nós tem a sua missão na terra. E se a nossa missão, aqui, agora, é ajudar aos que mais precisam, o faremos. Nós é que devemos agradecer pela oportunidade de podermos ajudar e fazer a diferença”, disse. “Precisamos saber quem somos, para onde vamos e o que seremos. Só assim daremos o verdadeiro valor que tem a vida, a humanidade”.
Juscelino salientou que para ajudar nessa obra magnífica, a Maçonaria conta com o apoio e a confiança da sociedade, seja através de doações, de patrocínio para os eventos, ou mesmo da participação direta.
Ele citou o empresário João Gonçalves, que doou 2.000 quilos de costela para a “Grande Costela da Solidariedade”, através de quem, agradeceu a todos que direta ou indiretamente apoiaram os eventos.
Fonte: Adércio Dias
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).