Porto Velho (RO) sábado, 14 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

GillettePRESS: A Casa - o Homem e o Meio


 

 

 

 

Dia Mundial da Habitação

 

A Casa - o Homem e o Meio

As casas se identificam nos processos e técnicas construtivas, nos materiais empregados, nas características de composição e decoração de fachadas. Contribuíram para isso os pedreiros que traziam o ofício da Itália, e aplicavam, aqui, as técnicas transmitidas ao longo das gerações e que pertencem à história das habitações populares.

Eram auxiliados pelas famílias que decidiam os espaços da casa e repetiam os hábitos de sua origem. Esse conjunto de construções aderia perfeitamente à paisagem, especialmente se lembrarmos que as construções e os materiais eram provenientes da própria terra, e até mesmo a cor das casas sem revestimento era a mesma da terra e da estrada.

 

Pissarrão

Nas casas revestidas frequentemente era acrescentado à cal da pintura o "pissarrão", terra proveniente de barrancos de estrada que acrescenta um tom claro de terra ao branco da cal. As janelas e as portas recebiam tinta verde.

A implantação das casas ocorre sempre em assentos naturais dos terrenos, e faz construções agregadas, utilizadas para o trabalho, quando em desníveis, acompanham naturalmente o relevo do terreno. As plantas das casas foram determinadas pela necessidade das famílias.

 

Cômodos

O tamanho da família determinava o número de cômodos da casa, a amplitude do paiol (maior a família, maior a produção) e até mesmo o tamanho das tábuas de polenta. O que podemos constatar é a liberdade na articulação dessas casas, decorrente das necessidades funcionais de trabalho e conforto.

 

Liberdade

As modificações subseqüentes são resultado de casamentos, nascimentos, e dos elementos necessários ao trabalho: depósitos (alimentos, ferramentas, etc.), cantinas, paióis, fornos de pão e aumentos e acréscimos de cozinhas. Luigi Cosenza, em "Stória Dell´Abitazione", demonstra que a história das habitações populares, em continuo desenvolvimento, em função da melhoria das condições de vida do homem, apenas pode ocorrer em condições de liberdade.

 

Falanstérios

Ocorre a involução da habitação quando o homem vive sob exploração do seu trabalho; exemplos disso são os falanstérios e as senzalas. Em condições de liberdade, as tradições construtivas populares se desenvolvem e expressam as aspirações do homem na conquista de seus ideais.

As diferenças nas articulações das casas caracterizaram a liberdade do homem na definição do seu espaço, em função de suas necessidades. Relação esta cada vez mais rara nas aspirações do homem em nossos dias.

 

O que + se comemora hoje

 

 Aniversário de Roraima

O estado de menor população no Brasil e também o que registra a menor densidade demográfica. Mas, detém a terceira maior população indígena do país - 14% do total do estado - que ocupa mais da metade do território.

 Aniversário do Tocantins

 Situado na Região Norte, o Tocantins está numa zona de transição geográfica entre o cerrado, e a floresta Amazônica, misturando animais e plantas das duas regiões. E é a riqueza natural que marca o estado.

 

Dia das Aves

Todos os seres vivos (exceto os pernilongos) merecem uma homenagem toda especial. As belas criaturas que possuem o privilégio de voar são as escolhidas de hoje.

 

Dia Internacional dos Professores

Nós fazemos a homenagem aos professores em 15 de outubro; mas, conta-se, hoje,  como uma homenagem a todos os professores de todas as nações.

 

Dia do Bóia-fria

Essas grandes pessoas são personagens que mais caracterizam nosso trabalhador rural, pela sua força, coragem e luta por tempos melhores.

 

Fim para os inativos

 

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou uma proposta de emenda à Constituição que revoga artigo 4° da Emenda Constitucional da Reforma da Previdência, acabando com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados, os inativos.

- Essa cobrança foi uma das "mais cruéis medidas tomadas contra os servidores públicos aposentados" e "residiu, sem dúvida, na instituição de cobrança previdenciária sobre seus proventos".

 

Fedentina

 

O mau cheiro que sai de algumas bocas-de-lobo na região central de Porto Velho indica que alguém está usando as galerias pluviais como saída para esgotos orgânicos. Basta observar as grades de ferro e as paredes dessas aberturas nas ruas, para perceber resquícios de gordura. Expediente muito usado por lanchonetes e restaurantes, despejar a gordura usada nas bocas-de-lobo provoca entupimentos e a proliferação de insetos e ratos.

- Aqui, ainda, falta um serviço de recolhimento da gordura inservível, para fins de reciclagem.

 

Nepotismo

 

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados vê como retrocesso a tentativa de 22 dos 24 deputados estaduais de alterarem a Lei do Nepotismo para permitir o empreguismo de parentes no serviço público. "É como se, em Rondônia, a moralidade no serviço público desse um passo à frente e dez para trás", comparou o presidente da  OAB, advogado Hélio Vieira.

-  É uma pena que os deputados estaduais, cuja maioria foi eleita como demonstração de insatisfação com as práticas verificadas no Legislativo até a legislatura passada, não compreendam que o Brasil está passando por mudanças salutares e que Rondônia não pode perder o trem da história.

 

"Quem indica"

A prática do nepotismo, na visão da OAB, é imoral e privilegia o 'quem indica' em detrimento da competência profissional no preenchimento dos cargos públicos. "No nosso entendimento, o critério para o preenchimento de cargos comissionados deveria ser o da competência profissional, destinando-os preferencialmente aos funcionários de carreira. Fora desse critério, só obedecendo rigorosamente o que diz a legislação", acentua o representante da advocacia rondoniense.

 

Inconstitucional

A OAB está acompanhando a tramitação na Assembléia Legislativa da emenda constitucional coletiva que desfigura o sentido da lei anti-nepotismo aprovada naquela mesma Casa de Leis. Depois disso, estudará as ações a serem propostas, coma a interposição de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. O entendimento da OAB nessa questão se dá em função de sua obrigação de zelar pelo interesse coletivo.

 

Escândalo na Justiça

 

O deputado Miguel Sena denunciou o Ministério Público, o Tribunal de Contas e o Tribunal de Justiça de Rondônia,  que no ano de 2006 foram privilegiados com um aumento salarial retroativo a 16 meses anteriores.

- Uai, não são os deputados que autorizam aumentos salariais?

 

Deus com Renan

 

O senador disse Deus está com ele mais do que nunca.

- Ainda bem, que o "meu" Deus não é o mesmo dele!

 

Brasilândia e Miguel

 

O deputado Valter Araújo apresentou requerimento ao Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia para que sejam tomadas providências para o cumprimento do Decreto Legislativo nº 145, de 18 de agosto de 1999, que determina a realização de consulta plebiscitária na área dos municípios de São Miguel do Guaporé e Nova Brasilândia do Oeste.

- É aquela história: leis brasileiras, nem sempre, "pegam".

- Mas, deputado, passaram só OITO aninhos... Tenha paciência!

 

Para refletir

"Política não se faz com ódio, pois não é função hepática - é filha da consciência, irmã do caráter, hóspede do coração. Eventualmente, pode até ser açoitada pela mesma cólera com que Jesus Cristo, o político da Paz e da Justiça, expulsou os vendilhões do Templo. Nunca com a raiva dos invejosos, maledicentes, frustrados ou ressentidos. Sejamos fiéis ao evangelho de Santo Agostinho: ódio ao pecado, amor ao pecador. Quem não se interessa pela política, não se interessa pela vida".  -  Ulysses Guimarães
Fonte: roquevha@hotmail.com

Mais Sobre Política

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Para o presidente Jair Bolsonaro e o governador Marcos Rocha o objetivo da Medida Provisória é a de simplificar e modernizar o processo. Ao todo, ma

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Na sessão ordinária e nas extraordinárias realizadas na tarde desta terça-feira (10), além de aprovar o Orçamento 2020 e apreciar os vetos do Execut

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári