Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Generais do Min da Defesa visitam as instalações do Senai


 Generais do Min da Defesa visitam as instalações do Senai - Gente de Opinião
Marcelo Thomé (de terno, ao centro) com staff do Ministério da Defesa e diretores do Senai Rondônia

O presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, recepcionou, na manhã desta terça-feira (12 de maio), um staff do Estado Maior do Ministério da Defesa para uma inspeção nas instalações das Escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A visita dos integrantes das três Armas (Exército, Marinha e Aeronáutica) faz parte do trabalho de fiscalização do Projeto Soldado Cidadão, que tem a adesão do Senai-RO.

Desde que foi implantado, em 2004, O Senai já atendeu em todo o Brasil mais de 27 mil egressos do serviço militar. Em Rondônia, a primeira turma de 20 alunos do projeto Soldado Cidadão, parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Rondônia (Senai/RO) com o Comando da 17ª Brigada de Selva do Exército, optou pelo curso de pedreiro de alvenaria e foi formada em junho 2010.

“É uma visita de cortesia, para melhor conhecimento das instalações onde são formados os egressos do serviço militar”, acentuou o tenente-brigadeiro Bermudez, membro do Estado Maior Misto do Ministério da Defesa, durante apresentação comandada pela diretora de Operações do Senai-RO, Adir Oliveira, no Centro de Excelência em Educação Tecnológica ‘Sebastião Camargo’ (CEET), para o grupo de 15 oficiais militares, dentre eles, o general de Brigada Costa Neves, do general de Divisão, Eufrásio e do coronel Barroso, do Exército; e ainda, o capitão de corveta João Paulo, da Marinha e o tenente brigadeiro Bermudez, da Força Aérea.

O projeto Soldado Cidadão tem a missão de qualificar profissionalmente recrutas que prestam o serviço militar, complementando a formação cívico-cidadã e objetivando facilitar o acesso ao mercado de trabalho após o cumprimento do serviço militar em uma das armas das Forças Armadas.

Marcelo Thomé falou das oportunidades para formação profissional oferecidas pelo Senai-RO, aventou a possibilidade de ampliar o número de oferta para atender aos egressos do serviço militar. Para isso, segundo o presidente da Fiero, o Senai pode deslocar uma de suas unidades móveis para atender, por exemplo, a unidade militar de Guajará-Mirim, desde que haja número suficiente de militares para formar turmas ou que as Forças Armadas permitam a participação de civis como integrantes dessas turmas.

As ações do programa Soldado Cidadão, criado pelo Ministério da Defesa, abrangem os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal, em mais de 90 municípios, atendendo os egressos do serviço militar. Os cursos são oferecidos em áreas com maior potencial de geração de trabalho e renda, tendo em vista as demandas locais. As aulas têm duração de 8 horas diárias, totalizando uma carga horária de 160 horas.

O objetivo é a formação profissionalizante para recrutas que prestam o Serviço Militar, a fim de facilitar o ingresso no mercado de trabalho depois da baixa das Forças Armadas. Os cursos oferecidos são ministrados e realizados por instituições públicas ou privadas. Possuem carga horária mínima de 160 horas, sendo 140 de ensino técnico, 16 de empreendedorismo e quatro de cidadania.

A cada ano, um contingente de jovens deixa o serviço do exército e encontra dificuldades para inserir-se no mercado de trabalho ou mesmo para gerar renda. Engajado no esforço do Governo Federal em enfrentar tal desafio, o Senai desenvolve cursos de qualificação profissional com a finalidade de complementar a formação dos jovens e, assim, contribuir para ampliar suas oportunidades de inserção produtiva.

Depois de conhecerem as instalações e os cursos técnicos oferecidos pelo CEET Sebastião Camargo, o staff do Ministério da Defesa seguiu para a Escola Senai Marechal Rondon, na avenida Farqhuar, onde foram acompanhados pela diretora Adir Oliveira, pela diretora da Escola Senai Marechal Rondon, Elsa Ronsoni e pelo gerente de mercado Elmir Marques. Os generais e seus assessores conheceram o funcionamento dos cursos de mecânica leve e pesada e dos cursos na área de alimentos.

Fonte: Sistema FIERO (SESI/SENAI/IEL) / Humberto Oliveira e Carlos Araújo

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)