Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GASODUTO: Valdir Raupp diz que Petrobras recuperaria investimento no terceiro ano


Mesmo com a rica reserva que o Brasil tem,
estatal quer investir fora do país.

A Petrobras adquiriu dois navios em transporte de gás e negocia a compra do produto no mercado internacional para suprir a demanda do Brasil. O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, garantiu que a empresa terá gás suficiente para os próximos anos. Mas, dados da estatal mostram que a produção interna de gás natural aumentou apenas 7,7% entre 2002 e 2007 comparadas a 24,85% da produção de óleo diesel.
Segundo o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO), o óleo diesel é um combustível caro e poluente e a alternativa seria substituir a produção de óleo pelo gás natural. "O gás é um combustível ecológico e menos agressivo ao meio ambiente", afirma o deputado.
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) que é membro titular das comissões de Infra-Estrutura, Relações Exteriores e Meio Ambiente defende que a exploração de gás natural de reservas brasileiras têm de serem utilizadas, pois é preciso trabalhar com o que temos.
 
Moreira Mendes disse ainda que na Região Norte, a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho é a obra mais prática e a única que atende as demandas do Estado no momento. "Temos meios de não depender mais da Bolívia, mas questões políticas impedem que decisões sejam tomadas. Todas as licenças foram aprovadas e liberadas, falta a de instalação. E, os responsáveis por isso, nada fazem", indignou-se o deputado.
Vários parlamentares como os deputados Eduardo Valverde (PT), o Moreira Mendes (PPS), o senador Valdir Raupp(PMDB) e vereadores de Rondônia, acreditam que com a construção de Urucu-Porto Velho o Brasil e a Região Norte só tem a ganhar economicamente.
Para o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), com a construção do gasoduto a Petrobras recuperaria no terceiro ano o que investiu na obra. "É um retorno garantido e deixar de queimar um milhão de litros de óleo diesel por dia para produzir uma energia mais limpa e menos poluente, já resolveria grande parte dos problemas", defendeu o senador líder de seu partido na bancada de Rondônia.
 
Meio Ambiente - Muito tem se falado que a construção de gasodutos prejudicará o meio ambiente e as comunidades indígenas, mas há estudos que confirmam que o traçado de Urucu-Porto Velho passaria a 20km da aldeia indígena mais próxima da obra. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) afirmou que a construção do gasoduto vai utilizar uma faixa de terra de 20 metros de largura e que é um espaço mínimo para causar qualquer tipo de dano à floresta. "Há o compromisso de reflorestamento de cerca de 2/3 da faixa desmatada", defende o senador.
O gás natural é o combustível fóssil menos agressivo ao meio ambiente, principalmente pela facilidade do controle de sua combustão. A utilização do gás natural nas grandes cidades reduz drasticamente a emissão de compostos de enxofre e particulados, evitando a produção de cinzas ou detritos poluentes provenientes da utilização de outros combustíveis.
 
Agência Informe 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mães compartilham histórias que inspiram

Mães compartilham histórias que inspiram

Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc

Presidente da Assembleia, Alex Redano, solicita oferta de cursos profissionalizantes para Ouro Preto do Oeste

Presidente da Assembleia, Alex Redano, solicita oferta de cursos profissionalizantes para Ouro Preto do Oeste

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), encaminhou uma Indicação ao Governo do Estado, com

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Um momento histórico para a cultura rondoniense foi registrado na Assembleia Legislativa de Rondônia com a entrega do voto de louvor às agremiações

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)