Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Garçon destaca revisão tarifária e diz que votou favorável a MP da redução


 
O Deputado Federal Lindomar Garçon-PV, destacou como positiva a homologação da revisão tarifária das Centrais Elétricas de Rondônia S/A- Ceron determinada pela a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que já está em vigor a partir desta segunda feira, dia 30 de novembro.

De acordo com a revisão a tarifa de energia elétrica de baixa tensão (residencial,) ficará 19,97% menor, enquanto o reajuste para a classe industrial (alta tensão) será de 7,69%. 

Garçon destaca revisão tarifária e diz que votou favorável a MP da redução  - Gente de OpiniãoSegundo o parlamentar, a princípio esta redução na tarifa tem a duração de 1 ano, e irá beneficiar mais de 90% dos clientes da Ceron que hoje totalizam, 453.688 consumidores no estado de Rondônia.

Garçon esclarece que esta homologação, pela revisão tarifária, indiretamente foi motivada a partir da aprovação da MP- 466, de 29 de julho de 2009, que dispõe sobre os serviços de energia elétrica nos Sistemas Isolados.

“Quando votamos e aprovamos esta Medida Provisória na Câmara , abrimos espaço para que o Governo Federal pudesse promover uma revisão na tarifa de energia elétrica de Rondônia, uma vez, que o estado ao se integrar ao Sistema Nacional, desativaria a usina termodiesel e com isso a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que antes cobria a diferença entre o custo do combustível para a geração de energia nos sistemas isolados, agora passa a suprir a diferença entre o custo total da geração de energia nos sistemas isolados”, esclarece o deputado.

Garçon também destaca a importância do art. 3º da MP, que trata sobre o reembolso pela geração de energia elétrica com o seguinte texto”. Art. 3oA Conta de Consumo de Combustíveis - CCC, de que tratam o § 3o do art. 1o e o art. 8o da Lei 8631, de 4 de março de 1993, passará a reembolsar o montante igual à diferença entre o custo total de geração da energia elétrica, para o atendimento ao serviço público de distribuição de energia elétrica nos Sistemas Isolados, e a valoração da quantidade correspondente de energia elétrica pelo custo médio da potência e energia comercializadas no Ambiente de Contratação Regulada - ACR do Sistema Interligado Nacional - SIN, conforme regulamento.

O deputado também ressalta que votou na Câmara Federal favorável as emendas, entre ela a que aumentou de um para dois anos o período de ressarcimento previsto para os estados da Região Norte devido à queda de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o combustível usado nas termelétricas. A previsão é que o consumo de combustíveis pelas termelétricas deve diminuir com a integração dos estados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), quando as distribuidoras poderão adquirir energia de outras geradoras.

De certo modo, foi a partir da MP- 466 que o governo decidiu pela redução da tarifa de energia elétrica dos consumidores em Rondônia, garante o parlamentar.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

Líder comunitária Lúcia Vinhoto entrega abaixo-assinado ao vereador Everaldo Fogaça com pedido de melhorias na Avenida Amazonas

Líder comunitária Lúcia Vinhoto entrega abaixo-assinado ao vereador Everaldo Fogaça com pedido de melhorias na Avenida Amazonas

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c

Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero

Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero

A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

Cirone Deiró intermedeia parceria do Ifro com a Assdaco para equipar centro de diagnóstico do câncer em Cacoal

Cirone Deiró intermedeia parceria do Ifro com a Assdaco para equipar centro de diagnóstico do câncer em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)