Segunda-feira, 30 de novembro de 2009 - 16h15
O Deputado Federal Lindomar Garçon-PV, destacou como positiva a homologação da revisão tarifária das Centrais Elétricas de Rondônia S/A- Ceron determinada pela a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que já está em vigor a partir desta segunda feira, dia 30 de novembro.
De acordo com a revisão a tarifa de energia elétrica de baixa tensão (residencial,) ficará 19,97% menor, enquanto o reajuste para a classe industrial (alta tensão) será de 7,69%.
Segundo o parlamentar, a princípio esta redução na tarifa tem a duração de 1 ano, e irá beneficiar mais de 90% dos clientes da Ceron que hoje totalizam, 453.688 consumidores no estado de Rondônia.
Garçon esclarece que esta homologação, pela revisão tarifária, indiretamente foi motivada a partir da aprovação da MP- 466, de 29 de julho de 2009, que dispõe sobre os serviços de energia elétrica nos Sistemas Isolados.
“Quando votamos e aprovamos esta Medida Provisória na Câmara , abrimos espaço para que o Governo Federal pudesse promover uma revisão na tarifa de energia elétrica de Rondônia, uma vez, que o estado ao se integrar ao Sistema Nacional, desativaria a usina termodiesel e com isso a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que antes cobria a diferença entre o custo do combustível para a geração de energia nos sistemas isolados, agora passa a suprir a diferença entre o custo total da geração de energia nos sistemas isolados”, esclarece o deputado.
Garçon também destaca a importância do art. 3º da MP, que trata sobre o reembolso pela geração de energia elétrica com o seguinte texto”. Art. 3oA Conta de Consumo de Combustíveis - CCC, de que tratam o § 3o do art. 1o e o art. 8o da Lei 8631, de 4 de março de 1993, passará a reembolsar o montante igual à diferença entre o custo total de geração da energia elétrica, para o atendimento ao serviço público de distribuição de energia elétrica nos Sistemas Isolados, e a valoração da quantidade correspondente de energia elétrica pelo custo médio da potência e energia comercializadas no Ambiente de Contratação Regulada - ACR do Sistema Interligado Nacional - SIN, conforme regulamento.
O deputado também ressalta que votou na Câmara Federal favorável as emendas, entre ela a que aumentou de um para dois anos o período de ressarcimento previsto para os estados da Região Norte devido à queda de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o combustível usado nas termelétricas. A previsão é que o consumo de combustíveis pelas termelétricas deve diminuir com a integração dos estados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), quando as distribuidoras poderão adquirir energia de outras geradoras.
De certo modo, foi a partir da MP- 466 que o governo decidiu pela redução da tarifa de energia elétrica dos consumidores em Rondônia, garante o parlamentar.
Fonte: Ascom
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple