Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Funcionários do BB em Rondônia participam do Dia Nacional de Luta contra plano de funções


Funcionários do Banco do Brasil participaram, na manhã desta quarta-feira, 20/2, do Dia Nacional de Luta contra o plano de funções comissionadas criado, de forma unilateral pelo banco, e paralisaram suas atividades durante uma hora em algumas agências do banco em Rondônia.

A mobilização aconteceu em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal, onde funcionários foram para a frente das agências protestar contra o plano que compromete ainda mais a renda dos trabalhadores comissionados, a grande maioria dos funcionários do maior banco público do Brasil.

O Dia Nacional de Luta foi uma orientação da Contraf-CUT e da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), e aconteceu nesta quarta-feira, 20, em todo o país.

Em Porto Velho a agência principal do banco, no Centro da cidade, teve o atendimento ao público adiado em uma hora, já que todos os funcionários resolveram ir para a frente da agência participar do protesto.

"Não podemos concordar com um plano feito de forma unilateralmente, sem a participação da representação sindical e que só vem a ferir os direitos - conquistados ao longe de muito tempo - de mais de 100 mil bancários do BB em todo o país e, por isso, nós de Rondônia também estamos juntos na luta para garantir nossos direitos contra a adesão ao plano que, por sua vez, está sendo praticamente feita de forma coerciva pelo banco", avaliou Cleiton dos Santos, secretário de Saúde do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB/RO) e funcionário do BB.
 

REDUÇÃO DE DIREITOS

Ao implantar o novo plano, o BB extinguiu todas as funções comissionadas de 8h e criou novas nomenclaturas nas verbas de gratificação de função. Todos os comissionados considerados de Função de Confiança (FC) foram migrados compulsoriamente, unilateralmente.

Já o chamado público-alvo da Função Gratificada (FG) tem a opção de migrar para as novas funções de 6h com remuneração 16,25% menores que as antigas de 8h, a qualquer momento, ou permanecer na função de 8h em extinção.

FONTE: RONDINELI GONZALEZ - DRT 00700

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)