Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Funasa finaliza elaboração do Plano dos Povos Indígenas para o Projeto Vigisus III



A Fundação Nacional de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Indígena (Desai), concluiu a elaboração do Plano dos Povos Indígenas que será implementado no âmbito da fase III do Projeto Vigisus – Componente Saúde Indígena. Esse documento é parte integrante do Manual Operacional do Projeto Vigisus III, submetido à apreciação, e, posteriormente, aprovado pelo Banco Mundial).

De acordo com o diretor em exercício do Desai, Flávio Pereira Nunes, o Plano dos Povos Indígenas apresenta informações sobre a Política Nacional de Saúde Indígena e o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, Controle Social em Saúde Indígena, Recursos Humanos, Infraestrutura, dados sobre demografia e condições de saúde dos povos indígenas, além do quadro de indicadores de saúde, metas e atividades pactuados para a fase III.

O Projeto Vigisus (Projeto de Vigilância e Controle de Doenças) é um acordo de empréstimo firmado, em 1998, entre o Governo Brasileiro e o BIRD com o objetivo de aprimorar e fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, o Sistema de Controle de Doenças e apoiar à prevenção e controle de doenças para a população indígena.

O Projeto Vigisus III está em fase de construção, terá duração de 5 anos, beneficiando 565.982 indígenas que moram em aldeias que recebem a atenção do Subsistema de Saúde Indígena e deverá entra em vigência a partir de 2011.

Flávio também destaca a importância do Projeto. “Os objetivos do Vigisus III serão: fortalecer a gestão descentralizada da Saúde Indígena, implementar estratégias de Vigilância em Saúde Indígena, apoiar nas ações de promoção e prevenção da saúde e contribuir para a melhoria da qualidade da atenção básica e sua integração com o Sistema Único de Saúde (SUS).”

Esse projeto contempla, dentre outras atividades, o fortalecimento das ações de Vigilância Alimentar e Nutricional e o desenvolvimento de estratégias de Vigilância de Doenças Não-Transmissíveis – ambas recomendadas pelo I Inquérito de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas -, o fortalecimento da capacidade de análise da situação de saúde, apoio a implantação da autonomia dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei), e apoio à implementação das ações de atenção primária em saúde indígena que impactem na redução da mortalidade infantil.

Essa iniciativa é uma das estratégias de enfrentamento dos problemas de saúde identificados no I Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas realizado pela Funasa e divulgado no dia 11 de maio de 2010.

Fonte: Júlio Aires

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)