Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fórum do TCE aborda licitação e lei anticorrupção



Após dois dias de palestras sobre assuntos ligados ao mundo jurídico e à administração pública, foi encerrado nesta sexta-feira (29) o IV Fórum de Direito Constitucional e Administrativo aplicado aos Tribunais de Contas, realizado pelo Tribunal de Contas (TCE), através da Escola Superior de Contas (Escon), para comemorar os 32 anos da Corte de Contas.

 

Nesta sexta-feira três palestrantes repassaram seus conhecimentos em apresentações realizadas no Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia. Abrindo o dia, a professora de Direito Administrativo, Tatiana Camarão, tratou dos desafios da governança pública, com foco na pesquisa de mercado e recomendações dos Tribunais de Contas.

 

Em sua apresentação, a professora focou na fase interna das licitações, abordando aspectos como descrição do objeto, padronização, legislação, vedações, pesquisa e registro de preços. Para ela, a pesquisa de mercado é fundamental para garantir o sucesso do processo licitatório, com resultados positivos para a administração pública.

 

Logo depois a controladora geral do município de Belo Horizonte, Cristiana Fortini, discorreu sobre os limites e responsabilidades na terceirização, enfocando o tema à luz das legislações vigentes e ponderando sobre vantagens e desvantagens desse procedimento para o serviço público. Abordou ainda o modo de fiscalização, bem como os cuidados que se deve ter ao realizar o processo de terceirização em órgãos públicos.

 

A última palestra do evento abordou a nova lei anticorrupção brasileira, promulgada através do Decreto n° 8.420, de 18 de março de 2015. O advogado e professor acadêmico Emerson Gabardo falou sobre diversos aspectos envolvendo a norma, especialmente a delação premiada, também denominada acordo de leniência, que gerou grande interesse no mundo jurídico.

 

Segundo o palestrante, a regulamentação da lei federal serve como base para que os demais entes da federação estabeleçam ou atualizem seus próprios decretos, de acordo com suas peculiaridades. “A lei também é importante por representar o desejo de combate à corrupção, que infelizmente é endêmica e estrutural em nosso país”, completou.

 

PARTICIPANTES

 

Ao final do Fórum, os participantes falaram sobre a oportunidade de aprendizado oferecida pelo TCE. “Destaco a diversidade dos assuntos, que não se limitaram apenas à fiscalização, mas também à administração pública de uma forma geral, o que nos ajudará muito em nosso dia a dia no serviço público”, disse o controlador geral do município de Ariquemes, Renan Carlos.

 

Também o secretário regional do TCE em Ariquemes, Gilmar Alves, enfatizou o conhecimento apreendido como fator importante do Fórum encerrado nesta sexta-feira. “Acredito que todos os temas apresentados foram importantes para gerar conhecimento e auxiliar tanto os servidores do Tribunal quanto os de outros órgãos em suas atividades”, disse.

 

Ressaltando a relevância dos temas abordados e o nível dos palestrantes, a acadêmica de Direito da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Raísa Luna, afirmou que o TCE acertou ao realizar o evento. “Foi um presente para todos nós, e espero que essa experiência seja repetida com novos eventos”, completou.


Fonte: Ascom / TCE

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)