Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fórum defende a Linha de Transmissão em corrente alternada para Rondônia


 
Para discutir o andamento das negociações sobre a Linha de Transmissão em Corrente Alternada – LTCA, os Consultores do Fórum Transmissão em Corrente Alternada Já, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica EPE/ANEEL, se reuniram na manhã desta terça-feira com o intuito de chegar a uma conclusão para a situação que se criou com a construção do linhão que vai levar energia de Rondônia para o sudeste do país.

  
O encontro aconteceu no auditório do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Rondônia – Sinduscon, na capital, e reuniu autoridades e representantes de diversas segmentos da sociedade civil organizada. Entre os participantes, estavam representantes do Ministério Público de Rondônia, CREA, Fiero, Assembléia Legislativa de Rondônia, além de sindicatos e faculdades.

Durante o evento, o engenheiro Ronaldo Ferreira, coordenador do Fórum, falou da importância de divulgar a real situação que o estado viverá, caso seja construído o Linhão de Corrente Contínua, invés do Linhão de Corrente Alternada.

Ferreira criticou a falta de interesse da bancada de Rondônia em Brasília e do Governo Federal pela ausência de representantes do Ministério de Minas e Energia para participar da reunião e expor seu posicionamento em relação ao assunto. Disse ainda, que uma reunião foi marcada para o dia 10 de novembro, onde foi confirmada a presença de representantes do Ministério. “Para viagem de 12 horas para outros países eles têm disposição. Para viajar menos de 2 horas e vir aqui participar da reunião com a gente, não têm disposição”, disparou Ronaldo.

Representando o governador Ivo Cassol (que estava em outra reunião), o secretário chefe da Casa Civil, Odacir Soares, falou do apoio que o Governo do Estado está empenhando no sentido de resolver de uma vez essa situação. De acordo com Odacir, o Governo Estadual tem um posicionamento claro e totalmente a favor da Corrente Alternada. “Queremos o desenvolvimento do nosso estado”, frisou Soares, acrescentando que a corrente alternada atende os interesses de Rondônia e da população que aqui habita. Para defender esses interesses que a atual administração entrou na briga.

Odacir chamou atenção para a Licitação do Linhão que está marcada para dezembro deste ano. Disse ainda, que no edital da ANEEL consta que a construção do Linhão será de Corrente Contínua. “Se isso estivesse acontecendo em outros estados, a bancada federal estaria em pé de guerra defendendo seus interesses”, afirmou o chefe da Casa Civil.

Para o deputado estadual Jesualdo Pires, para resolver essa situação o mais rápido possível, é necessário que as autoridades de Rondônia em conjunto com a bancada estadual e federal pressionem o Governo Federal no sentido de sensibilizá-lo em favor do Estado. “Vamos pressionar o governo federal para resolver o problema”, declarou o deputado, explicando que a Procuradoria e corpo jurídico da Assembléia Legislativa estarão à disposição para ajudar no que for necessário, caso haja resistência em Brasília em resolver a situação.

No mesmo sentido, o presidente do SINDUSCON, Francisco Chagas Neto, afirmou o apoio do sindicato em prol da causa. “Se não houver um movimento, vamos perder a batalha”, acrescentou.


Entenda a situação


Para esclarecer melhor o assunto, o engenheiro Jose Ezequiel Ramos, fez uma explanação e com recursos de imagens no data-show mostrou a diferença entre o linhão de corrente contínua e o de corrente alternada. O engenheiro explicou que a corrente contínua apenas usa os recursos do estado não deixando nenhum benefício concreto para a população. Já a corrente alternada (que está sendo defendida pelo Fórum), permite a inclusão tanto econômica quanto social no estado. Com isso, Rondônia poderá receber indústrias para se instalarem na região, fortalecendo a economia, gerando empregos, promovendo a inclusão social e conseqüentemente o desenvolvimento do estado. 
 
Fonte: DECOM

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)