Terça-feira, 28 de outubro de 2008 - 14h26
Para discutir o andamento das negociações sobre a Linha de Transmissão em Corrente Alternada LTCA, os Consultores do Fórum Transmissão em Corrente Alternada Já, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica EPE/ANEEL, se reuniram na manhã desta terça-feira com o intuito de chegar a uma conclusão para a situação que se criou com a construção do linhão que vai levar energia de Rondônia para o sudeste do país.
O encontro aconteceu no auditório do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Rondônia Sinduscon, na capital, e reuniu autoridades e representantes de diversas segmentos da sociedade civil organizada. Entre os participantes, estavam representantes do Ministério Público de Rondônia, CREA, Fiero, Assembléia Legislativa de Rondônia, além de sindicatos e faculdades.
Durante o evento, o engenheiro Ronaldo Ferreira, coordenador do Fórum, falou da importância de divulgar a real situação que o estado viverá, caso seja construído o Linhão de Corrente Contínua, invés do Linhão de Corrente Alternada.
Ferreira criticou a falta de interesse da bancada de Rondônia em Brasília e do Governo Federal pela ausência de representantes do Ministério de Minas e Energia para participar da reunião e expor seu posicionamento em relação ao assunto. Disse ainda, que uma reunião foi marcada para o dia 10 de novembro, onde foi confirmada a presença de representantes do Ministério. Para viagem de 12 horas para outros países eles têm disposição. Para viajar menos de 2 horas e vir aqui participar da reunião com a gente, não têm disposição, disparou Ronaldo.
Representando o governador Ivo Cassol (que estava em outra reunião), o secretário chefe da Casa Civil, Odacir Soares, falou do apoio que o Governo do Estado está empenhando no sentido de resolver de uma vez essa situação. De acordo com Odacir, o Governo Estadual tem um posicionamento claro e totalmente a favor da Corrente Alternada. Queremos o desenvolvimento do nosso estado, frisou Soares, acrescentando que a corrente alternada atende os interesses de Rondônia e da população que aqui habita. Para defender esses interesses que a atual administração entrou na briga.
Odacir chamou atenção para a Licitação do Linhão que está marcada para dezembro deste ano. Disse ainda, que no edital da ANEEL consta que a construção do Linhão será de Corrente Contínua. Se isso estivesse acontecendo em outros estados, a bancada federal estaria em pé de guerra defendendo seus interesses, afirmou o chefe da Casa Civil.
Para o deputado estadual Jesualdo Pires, para resolver essa situação o mais rápido possível, é necessário que as autoridades de Rondônia em conjunto com a bancada estadual e federal pressionem o Governo Federal no sentido de sensibilizá-lo em favor do Estado. Vamos pressionar o governo federal para resolver o problema, declarou o deputado, explicando que a Procuradoria e corpo jurídico da Assembléia Legislativa estarão à disposição para ajudar no que for necessário, caso haja resistência em Brasília em resolver a situação.
No mesmo sentido, o presidente do SINDUSCON, Francisco Chagas Neto, afirmou o apoio do sindicato em prol da causa. Se não houver um movimento, vamos perder a batalha, acrescentou.
Entenda a situação
Para esclarecer melhor o assunto, o engenheiro Jose Ezequiel Ramos, fez uma explanação e com recursos de imagens no data-show mostrou a diferença entre o linhão de corrente contínua e o de corrente alternada. O engenheiro explicou que a corrente contínua apenas usa os recursos do estado não deixando nenhum benefício concreto para a população. Já a corrente alternada (que está sendo defendida pelo Fórum), permite a inclusão tanto econômica quanto social no estado. Com isso, Rondônia poderá receber indústrias para se instalarem na região, fortalecendo a economia, gerando empregos, promovendo a inclusão social e conseqüentemente o desenvolvimento do estado.
Fonte: DECOM
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)