Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Folha de SP destaca trabalho de juíza de Rondônia



O jornal Folha de São Paulo destacou em matéria na edição desta segunda (8), o trabalho de dissertação de Mestrado Profissional em Poder Judiciário da FGV-RJ realizado pela Juíza Rosimeire Pereira de Souza, que comparou os prazos de execução de cada ato processual com os prazos legais estipulados.

Enfocando que o Judiciário de Rondônia é uma dos mais rápidos do país, o jornal mostrou que ainda assim há atrasos de cerca de 30% na tramitação de processos em relação aos prazos previstos na lei.

A reportagem de Fernando Barros de Mello e Flávio Ferreira mostra que em três dos últimos cinco anos, o Estado teve a menor taxa de congestionamento do Brasil - um índice do Conselho Nacional de Justiça para aferir a velocidade do Judiciário.

Na pesquisa, a juíza comparou os prazos de execução de cada ato processual com os prazos legais estipulados. O resultado foi que, dentre os processos de primeiro grau (sem recursos para a segunda instância ou nas instâncias superiores), a duração média foi de 758 dias - pouco mais de dois anos. Para respeitar integralmente os prazos legais estipulados, o tempo máximo deveria ter sido de 578 dias. Isso significa que, em média, houve lentidão de 31% além do prazo legal.

Para a magistrada, a exposição do trabalho é uma maneira de a sociedade refletir sobre o Judiciário, ainda mais por se tratar de uma pesquisa inédita, que aborda tema tão importante para a prestação jurisdicional. Segundo a Juíza, mesmo com a constatação na pesquisa da demora além do prazo, o Judiciário de Rondônia recebe devido reconhecimento pela implantação de diversos dispositivos, administrativos e tecnológicos, que concorrem para que a celeridade seja uma marca do TJRO.

Além da qualificação profissional de servidores e magistrados, a informatização de todo o Judiciário contribui de forma determinante para que a Justiça de Rondônia seja reconhecida como a mais célere do Brasil.

Entretanto, a Juíza, que atua na 6ª Vara Cível da comarca de Porto Velho, observou que outros aspectos da dissertação de mestrado não foram abordados pelo jornal, como a análise feita para o acúmulo de processos nos gabinetes dos magistrados e as soluções propostas a partir da análise científica da prestação jurisdicional em Rondônia 

Fonte: Ascom TJRO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)