Sábado, 4 de abril de 2009 - 18h11
Após quatro dias de intensas reuniões, encerrou na última sexta-feira (03), em Porto Velho, a Missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, no Projeto de Modernização do Fisco Estadual de Rondônia.
A equipe do BID, formada pela especialista em gestão fiscal e municipal Ana Lúcia Dezolt, chefe da equipe, Gerard Reyes, especialista, co-chefe, Fernando Glasmanm, especialista financeiro, o consultor Flávio Galvão, e a assistente Cláudia Patrícia de Sousa, esteve na capital com a missão de identificar os problemas, as causas e propor soluções no sistema tributário de Rondônia, além de orientar na preparação do Perfil do Projeto PP. Este foi um dos momentos importantes do trabalho que teve como objetivo evitar falhas no processo de preparação da documentação necessária exigida, para que o Banco Interamericano de Desenvolvimento libere os U$ 6 milhões, cerca de R$ 12 milhões do financiamento.
No processo de identificação dos problemas, todos os gerentes da Secretaria Estadual de Finanças SEFIN, foram entrevistados pelo consultor financeiro norte americano, Fernando Glasman. Cada gerente deu um parecer sobre a situação atual das respectivas gerências e o que pode ser melhorado.
Entre as soluções apresentadas para evitar fraudes no sistema tributário do estado, estão: a criação de uma sistemática de planejamento, monitoramento e avaliação normatizada, integrada e implantada em todas as unidades da SEFIN; criação de modelos de estudos econômicos e tributários institucionalizado e implementado, e de gestão de Inteligência Fiscal de combate à fraude e à sonegação fiscal; de fiscalização de mercadorias em trânsito; programa de intercâmbio de troca de experiências e inovação estadual; adequação à metodologia do cadastro nacional sincronizado; e o fortalecimento e a ampliação do Sistema Público de Escrituração Digital SPED.
A secretária adjunta da SEFIN, Marici Baseggio, acompanhou de perto a apresentação do modelo de contrato que formaliza o empréstimo de U$ 6 milhões para o Programa de Modernização e a integração dos sistemas de gestão fiscal, financeira e de ativos do estado. "O contrato deve ser analisado de forma criteriosa, porque o estado deve saber de forma detalhada as obrigações, penalidades e também a flexibilidade do acordo. E sabemos também que o fisco de Rondônia precisa desse empréstimo para garantir a implementação do sistema tributário, aumentando assim a arrecadação estadual, além de promover a integração com os outros estados do país e o acesso às novas tecnologias", enfatiza.
Próxima missão do BID
Os consultores do BID retornam à Porto Velho em maio deste ano, e devem ficar três dias na capital (12 a 14), para a visita técnica de apoio à preparação da missão de análise.
A previsão é que a partir do segundo semestre de 2009 o BID deve liberar os recursos para o projeto em Rondônia.
Fonte: Decom
Vereador Everaldo Fogaça participa de reunião de agradecimento no ramal Acreano
Em um momento de união e reconhecimento, moradores do Ramal Acreano se reuniram na Fazenda Amaral Borges para agradecer a recuperação completa da es
Cristiane Lopes destina 4 milhões para telefonia móvel em distritos de Rondônia
Em mais uma agenda no Ministério das Comunicações, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) esteve pessoalmente, nesta terça-feira
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) realizou uma emocionante sessão solene para a outorga de Títulos Honoríficos de Cidadão Rondo
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) celebrou na noite de quarta-feira, 06 de agosto, o lançamento do livro "Percorrendo 40 anos de história