Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fies: PEC apresentada pelo Gabinete Compartilhado atinge assinaturas e começa a tramitar no Senado

Iniciativa visa condicionar a quitação da dívida à renda futura para beneficiar estudantes e reduzir a inadimplência


Fies: PEC apresentada pelo Gabinete Compartilhado atinge assinaturas e começa a tramitar no Senado - Gente de Opinião

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo Gabinete Compartilhado propondo novas regras para pagamento do FIES atingiu as 27 assinaturas necessárias no Senado Federal nesta quinta-feira e já começa a tramitar na Casa. As assinaturas seguem sendo colhidas na Câmara dos Deputados.

A PEC visa facilitar o pagamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por parte dos alunos e, assim, reduzir a inadimplência do programa, que hoje chega a mais de 50% do total, de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “O formato do atual Fies gerou um endividamento de grande parcela de seus beneficiários. O novo modelo proposto conseguirá ao mesmo tempo dar mais segurança aos estudantes e diminuir a inadimplência”, reforça o deputado federal Pedro Campos (PSDB-PE).

A proposta visa permitir que os valores devidos pelos estudantes sejam condicionados à renda futura, sendo descontados de forma automática e somente a partir do estabelecimento de vínculo empregatício. Atualmente, a dívida começa a ser paga logo após a conclusão do curso. "Políticas públicas como o Fies são uma forma de garantir a mudança social e é por isso que nos juntamos para propor uma solução para o problema dos endividamentos. O programa precisa ser viável, porém, hoje temos milhares de pessoas que não conseguem pagar as suas parcelas. Devido a baixa empregabilidade e remuneração do mercado e outros fatores. E é esse o ponto da nossa proposta, fazer com que esses pagamentos sejam mais justos e que aconteçam apenas enquanto a pessoa atinja e mantenha uma determinada base de renda", afirma a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP).

A PEC também já foi apresentada aos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Fazenda, Fernando Haddad. “Todos entendemos a urgência dessa matéria para garantir uma nova realidade aos estudantes brasileiros. Estamos juntos para conquistar novos olhares sobre o FIES", afirma a deputada federal Camila Jara (PT-MS).

Além de beneficiar o estudante, a mudança é fundamental para a recuperação do programa, que já soma cerca de R$ 11 bilhões em parcelas atrasadas. “É um mecanismo moderno e eficiente para financiar o avanço da educação brasileira”, destaca o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE).

Apesar das diretrizes iniciais, a PEC não define valores e percentuais. A ideia é que ocorra uma ampla construção conjunta com a escuta de parlamentares, especialistas e a sociedade em geral para que os detalhes sejam definidos, posteriormente, em um Projeto de Lei Complementar. “Nós vamos avaliar todos os pontos que forem apresentados pelos especialistas, pelos estudantes, professores e afins. O Fies é uma forma de fortalecer o acesso à educação e nós vamos construir essa proposta de forma que atenda a população da melhor maneira possível”, explica o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM).

A PEC é uma iniciativa do Gabinete Compartilhado, assinada pelas deputadas Camila Jara (PT-MS) e Tabata Amaral (PSB-SP), os deputados Amom Mandel (Cidadania-AM), Duarte (PSB-MA) e Pedro Campos (PSB-PE), e pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE).

 

PEC 24/2023 - Lista de Assinaturas:

Senador Alessandro Vieira (PSDB/SE)

Senador Styvenson Valentim (PODEMOS/RN)

Senador Hamilton Mourão (REPUBLICANOS/RS)

Senador Confúcio Moura (MDB/RO)

Senador Angelo Coronel (PSD/BA)

Senadora Margareth Buzetti (PSD/MT)

Senador Izalci Lucas (PSDB/DF)

Senador Lucas Barreto (PSD/AP)

Senadora Professora Dorinha Seabra (UNIÃO/TO)

Senador Plínio Valério (PSDB/AM)

Senador Paulo Paim (PT/RS)

Senador Sergio Moro (UNIÃO/PR)

Senador Efraim Filho (UNIÃO/PB)

Senador Rogério Carvalho (PT/SE)

Senador Dr. Samuel Araújo (PSD/RO)

Senadora Mara Gabrilli (PSD/SP)

Senador Rodrigo Cunha (UNIÃO/AL)

Senadora Damares Alves (REPUBLICANOS/DF)

Senadora Leila Barros (PDT/DF)

Senador Marcelo Castro (MDB/PI)

Senador Romário (PL/RJ)

Senador Laércio Oliveira (PP/SE)

Senador Cid Gomes (PDT/CE)

Senador Chico Rodrigues (PSB/RR)

Senador Esperidião Amin (PP/SC)

Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB)

Senador Flávio Arns (PSB/PR)

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)