Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fiero pede apoio da bancada federal para terceirizados



A Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) conta com os votos da bancada de Rondônia no Congresso Nacional para aprovação do projeto de Lei (PL-4330/2004), regulamentando a contratação de mão de obra terceirizada, que será votado pela Câmara dos Deputados na próxima terça-feira, dia 7. Se aprovado, a nova Lei trará maior segurança jurídica para os trabalhadores terceirizados e amplia a competividade das empresas em vários setores.

Nesse sentido, a Fiero encaminhou expediente aos oito deputados federais e aos três senadores que integram a representação de Rondônia no Congresso nacional.

Ao abordar o tema nesta quinta-feira, o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, acentua que no segmento industrial, principalmente, há  vários serviços que podem ser realizados por mão de obra terceirizada, melhorando a performance das empresas. São serviços pontuais em uma obra, por exemplo, que não comportaria a contratação de um trabalhador específico, explica o presidente da Fiero.

O projeto tramita há dezessete anos no Congresso Nacional e sua aprovação representa maior segurança jurídica, à medida que virá substituir a legislação para o setor que hoje é regida por uma resolução do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Esses benefícios abrange um universo de 12 milhões de trabalhadores, hoje regidos pela Súmula nº 331 do TST. A terceirização é fato consumado no mundo e decorre da necessidade de adaptação do processo produtivo das empresas às novas exigências do mercado global. A regulamentação da terceirização representa, portanto, o elo estratégico a atividade produtiva brasileira.

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 54 % das empresas do segmento industrial utilizam serviços terceirizados e que 46 % delas teriam sua competividade prejudicada caso não fosse possível utilizá-los. Nessa mesma pesquisa ficou demonstrado que os setores elétricos, petroquímico, da indústria de celulose, do agronegócio e da construção civil têm necessidade de profissionais  altamente especializados em determinados períodos ao longo de sua cadeia produtiva, o que não justifica a contratação permanente de um quadro tão grande e especializado de colaboradores, onerando ainda mais a folha de pagamento. Daí, a necessidade de terceirizar.

“Espero contar com apoio dos nossos deputados federais e senadores para aprovação desse projeto. De imediato, lhes asseguro, como representante do segmento industrial de Rondônia, que a aprovação desse projeto representa normalidade nas relações das empresas com seus trabalhadores terceirizados, à medida que a nova Lei regulamenta a questão das garantias”, reitera Marcelo Thomé.

Fonte: Carlos Araújo

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)