Quarta-feira, 2 de agosto de 2017 - 15h37
A construção de uma cesta de soluções com o objetivo de equacionar as operações de créditos do setor produtivo de Rondônia com recursos do BNDES - em sua maioria operações celebradas através do Bando do Brasil – foi amplamente debatido durante a reunião do Conselho de Representantes da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, na última sexta-feira.
Representantes do Banco do Brasil e do Banco da Amazônia compareceram à reunião para explicar aos conselheiros e diretores da Fiero o que as instituições financeiras podem fazer para aliviar a pressão sobre os créditos concedidos ao setor produtivo e que agora, em função do contexto da economia do país, enfrentam dificuldades para saudá-los.
No início da semana, o presidente da Fiero e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RO, Marcelo Thomé, se reuniu, no Rio de Janeiro, com a Diretoria de Operações Indiretas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Na oportunidade, Thomé lembrou aos diretores do banco a necessidade de rever as taxas dos empréstimos concedidos ao setor produtivo quando a economia estava em crescimento, com taxas bem diferentes das praticadas atualmente.
O diálogo com o superintendente do Banco da Amazônia, Wilson Evaristo, foi um dos temas da pauta da assembleia extraordinária do Conselho de Representantes da Fiero, realizada sexta-feira, 28 de julho, na Casa da Indústria, com a participação da quase totalidade dos conselheiros. Empresários de vários segmentos também estiveram presentes e fizeram questionamentos.
O presidente da Fiero, Marcelo Thomé falou das dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo rondoniense, principalmente, nas operações de crédito com os bancos, que com o “derretimento da economia”, estas empresas não têm conseguido honrar pontualmente seus compromissos e necessitam que sejam negociadas algumas operações para garantir seu funcionamento.
O presidente do Conselho de Representantes da Fiero, empresário Chagas Neto – ressaltando o apoio do presidente Marcelo Thomé e da Federação ao setor produtivo, entregou ao gerente de Negócios do Banco do Brasil, Adonias Miranda um ofício da Fiero relatando as tratativas com o BNDES e solicitando à superintendência a determinação para que sejam disponibilizadas linhas de crédito para as indústrias rondonienses.
O superintendente do Basa comentou que os registros contábeis é que permitem as negociações e que o banco está sempre aberto ao diálogo e disposto a negociar. “O cliente precisa demonstrar seu fluxo de caixa necessário para atender os novos critérios das operações. Muitas vezes as empresas são maiores que suas contabilidades e isso implica em dificuldades nas negociações”, disse.
Evaristo lembrou que o banco tem total interesse em renegociar as operações em atraso, pois, quando os atrasos ocorrem, o banco é obrigado a provisionar, como despesas, essas operações vencidas. E sugeriu aos empresários e membros do Conselho da Fiero, que fosse enviada ao Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento, uma correspondência solicitando a revisão das taxas do FNO.
Chagas Neto desta a importância do debate, com temas relevantes e de interesse da classe empresarial, principalmente as questões de juros, negociação de débitos, dentre outros. “BNDES autorizou ao Banco do Brasil proceder conforme foi solicitado, inclusive, devo ressaltar que nossa meta é melhorar as condições de crédito do setor industrial do estado”, comentou.
No ponto de vista do presidente do Conselho da Fiero, a atual condição é decorrente do prolongamento da crise que vem criando devedores.
Fonte: Ascom / Fiero
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)