Sábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fiero debate ampliação do crédito ao setor produtivo


 
A construção de uma cesta de soluções com o objetivo de equacionar as operações de créditos do setor produtivo de Rondônia com recursos do BNDES - em sua maioria operações celebradas através do Bando do Brasil – foi amplamente debatido durante a reunião do Conselho de Representantes da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, na última sexta-feira.

Representantes do Banco do Brasil e do Banco da Amazônia compareceram à reunião para explicar aos conselheiros e diretores da Fiero o que as instituições financeiras podem fazer para aliviar a pressão sobre os créditos concedidos ao setor produtivo e que agora, em função do contexto da economia do país, enfrentam dificuldades para saudá-los.

No início da semana, o presidente da Fiero e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RO, Marcelo Thomé, se reuniu, no Rio de Janeiro, com a Diretoria de Operações Indiretas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Na oportunidade, Thomé lembrou aos diretores do banco a necessidade de rever as taxas dos empréstimos concedidos ao setor produtivo quando a economia estava em crescimento, com taxas bem diferentes das praticadas atualmente.

O diálogo com o superintendente do Banco da Amazônia, Wilson Evaristo, foi um dos temas da pauta da assembleia extraordinária do Conselho de Representantes da Fiero, realizada sexta-feira, 28 de julho, na Casa da Indústria, com a participação da quase totalidade dos conselheiros. Empresários de vários segmentos também estiveram presentes e fizeram questionamentos.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé falou das dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo rondoniense, principalmente, nas operações de crédito com os bancos, que com o “derretimento da economia”, estas empresas não têm conseguido honrar pontualmente seus compromissos e necessitam que sejam negociadas algumas operações para garantir seu funcionamento.

O presidente do Conselho de Representantes da Fiero, empresário Chagas Neto – ressaltando o apoio do presidente Marcelo Thomé e da Federação ao setor produtivo, entregou ao gerente de Negócios do Banco do Brasil, Adonias Miranda um ofício da Fiero relatando as tratativas com o BNDES e solicitando à superintendência a determinação para que sejam disponibilizadas linhas de crédito para as indústrias rondonienses.

O superintendente do Basa comentou que os registros contábeis é que permitem as negociações e que o banco está sempre aberto ao diálogo e disposto a negociar. “O cliente precisa demonstrar seu fluxo de caixa necessário para atender os novos critérios das operações. Muitas vezes as empresas são maiores que suas contabilidades e isso implica em dificuldades nas negociações”, disse.

Evaristo lembrou que o banco tem total interesse em renegociar as operações em atraso, pois, quando os atrasos ocorrem, o banco é obrigado a provisionar, como despesas, essas operações vencidas. E sugeriu aos empresários e membros do Conselho da Fiero, que fosse enviada ao Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento, uma correspondência solicitando a revisão das taxas do FNO.

Chagas Neto desta a importância do debate, com temas relevantes e de interesse da classe empresarial, principalmente as questões de juros, negociação de débitos, dentre outros. “BNDES autorizou ao Banco do Brasil proceder conforme foi solicitado, inclusive, devo ressaltar que nossa meta é melhorar as condições de crédito do setor industrial do estado”, comentou.

No ponto de vista do presidente do Conselho da Fiero, a atual condição é decorrente do prolongamento da crise que vem criando devedores.

Fonte: Ascom / Fiero

Gente de OpiniãoSábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Gente de Opinião Sábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)