Domingo, 29 de abril de 2018 - 05h48

Obra da ponte em Abunã: previsão de conclusão para este ano está ameaçada pelo contingenciamento de recursos
Com o fim do inverno amazônico e o início da estação da seca, a Federação das Indústrias de Rondônia volta a conclamar a união da classe política de Rondônia, Acre e Amazonas a se unir em prol da melhoria da infraestrutura regional. O presidente da Fiero, Marcelo Thomé, acentua que há três obras da maior relevância para Rondônia, Acre e Amazonas que merecem a união suprapartidária das três bancadas para alavancar o desenvolvimento regional: a conclusão da ponte na BR-364, em Abunã; o alteamento de trecho da BR-364, para evitar alagamentos durante o inverno; e o reasfaltamento da BR-319 (Porto Velho-Manaus).
A despeito do ano eleitoral, a diretoria da Federação das Indústrias vê como prioritária a conclusão destas obras estruturantes para a continuidade do crescimento e do desenvolvimento regional.
A conclusão da ponte em Abunã e as obras de alteamento da BR-364 no trecho afetado pelo lago das hidrelétricas do Madeira, segundo o presidente da Fiero, se reveste da maior relevância para Rondônia e Acre, mas também é de interesse do Amazonas, cujo território divisa com os dois estados na região da Ponta do Abunã. “Esta semana mesmo, tivemos moradores de uma comunidade do estado do Amazonas fechando por mais de 60 horas a BR-364, na região de Vista alegre do Abunã, levando o fantasma do isolamento ao Acre”, ponderam os dirigentes da Fiero.
“A população do Acre é a que mais se ressente da demora na conclusão das obras da ponte, mas ela é de alta relevância para Rondônia também, porquanto representa a integração regional e ligação com os países andinos”, enfatiza o líder empresarial.
Em relação ao completo reasfaltamento da BR-319, no entendimento da Fiero, significa assegurar aos mais de 3 milhões de habitantes do Amazonas e aos mais de 500 mil habitantes de Roraima o direito constitucional de ir e vir. “Em qualquer lugar do mundo causaria espanto existir uma cidade com mais de dois milhões de habitantes, de onde as pessoas só podem sair de avião ou de barco. Isso não pode soar natural para nós também”, argumenta o presidente da Fiero.
Nesse caso, a Fiero entende que precisa haver maior participação da bancada de Rondônia e aumentar a pressão sobre a bancada do Amazonas no Congresso, para que, agindo em conjunto com Rondônia e Acre, consiga força para afastar os vários argumentos de que se utilizam aqueles que não querem a reabertura da rodovia, sem se importar com a qualidade de vida daqueles que são os verdadeiros guardiões da floresta: o homem amazônida.
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)