Segunda-feira, 17 de dezembro de 2012 - 11h05
Reconhecido como defensor da lisura no serviço público, o deputado Adelino Follador (DEM) comemorou no último dia 15 a decisão do governador Confúcio Moura de regulamentar a Lei da Ficha Limpa em âmbito Estadual, instituindo uma lei própria para disciplinar as nomeações no Serviço Público do Estado de Rondônia, eliminando a possibilidade de pessoas desqualificadas legal e moralmente serem nomeadas como gestor ou assessor em qualquer dos poderes.
Ao tomar conhecimento da matéria encaminhada pelo Executivo Estadual, o Follador pediu urgência e providência para colocá-la na Ordem do Dia das matérias para apreciação em plenário, no que foi atendido, tendo sido o projeto de lei da Ficha Limpa aprovado por unanimidade.
Para o deputado este é mais um avanço da Administração Pública Estadual, digno do reconhecimento da sociedade, pois objetiva tornar a gestão mais confiável e transparente em suas ações, gerindo bem e zelando do patrimônio público. “Esta lei vai dar mais credibilidade ao Governo, interna e externamente, e o que nós esperamos é que seja banida toda prática que se contraponha à lei”, disse Follador.
De acordo com o projeto de lei aprovado, em se constatando algum indício de ilegalidade ou denúncia, cabe ao gestor apurar os fatos e, em confirmando, proceder o desligamento do servidor, sem prejuízos das demais penalidades.
O artigo 3º do projeto de lei da Ficha Limpa estabelece, também, que se alguma pessoa for nomeada para algum cargo sem a observância dos termos da lei, o ato de nomeação é nulo de pleno direito, o que significa, segundo o deputado Adelino Follador, que ninguém mais poderá ser nomeado para um cargo em comissão violando este dispositivo legal, e que aquele que foi nomeado anteriormente com pendência legal, deverá ser exonerado ou destituído do cargo imediatamente, disse.
Fonte: Ascom
Deputada Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici
Em mais uma ação voltada ao fortalecimento das políticas públicas sociais, a deputada federal Cristiane Lopes entregou um novo veículo à Secretaria
Parlamento aprova crédito suplementar para qualificação profissional pelo Pronatec
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 848/2025 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional s
O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste
Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,