Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fetagro propõe à CPI legislação para fixar preço do leite


  
Ivalda Marrocos

a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Leite ouviu, hoje (11), pela manhã, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagro), Lázaro Aparecido e o superintende em Rondônia da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Everaldo Silva Santos. Como sugestão aos deputados, Lázaro Dobre indicou uma legislação que obrigue a fixação do preço do leite e o incentivo à pesquisa para a criação de plantéis do gado leiteiro adequados a Rondônia.

Questionado sobre a identificação de possível sonegação de impostos na comercialização, o presidente da Fetagro apresentou à CPI, cópia de dois cheques para pagamento da compra do produto, com a diferença a maior daquele que estava acertado.

Na avaliação que fez sobre a cadeira produtiva leiteira em Rondônia, o representante da Fetagro defendeu a aplicação de políticas públicas pelos órgãos governamentais, maior apoio às entidades que prestam assistência técnica aos pequenos produtores rurais e apontou para a concorrência desleal no processo de comercialização.

Elogiado pelo trabalho que a entidade desenvolve junto aos pequenos produtores pelo presidente da CPI, deputado Jesualdo Pires, (PSB), o representante da Fetagro disse que são intensas e contínuas as ações de capacitação e de conscientização à associação e ao cooperativismo. Para Lázaro Dobre este seria um dos instrumentos que os pequenos produtores familiares – que, praticamente, sustentam o fornecimento do leite "in natura" aos lacticínios - poderiam se valer para negociar um melhor preço do produto com a indústria láctea.  Além disso, é fundamental a criação de um mecanismo que balize o preço da comercialização do leite entre os produtores e os laticínios. Ele citou o exemplo do estado do Paraná, onde o governo instalou o Conselho do Leite, estabelecendo mecanismos que corrigem as distorções que prejudicam os produtores rurais e facilitam as negociações entre os atores do setor.

Em relação ao custo de produção do leite, Lázaro Dobre afirmou que faltam instrumentos para a correta avaliação e fixação e que isso é muito prejudicial para a economia de Rondônia. Ele foi enfático ao defender um maior apoio à assistência técnica, considerando tímidas as políticas públicas atuais. Lázaro declarou que enquanto a EMATER (Associação de Assistência técnica e Extensão Rural/RO) tem um técnico para atender 500 produtores rurais, a Fetagro defende a relação de 1 técnico para 60 ou,  no máximo,  80 produtores.
 
"Os técnicos fazem muito, mas sem condições de infra-estrutura, não há como fazer melhor. Já se avançou muito, mas ainda há também muito que fazer. Não basta a aquisição dos tanques de resfriamento do leite. É preciso avançar na qualidade, produtividade e na negociação. Para melhorar o preço ao produtor, há que ter competitividade. O crescimento só virá com conscientização e organização dos produtores".

Conab

Há cinco meses à frente da superintendência da Conab em Rondônia, Everaldo Santos  fez um breve relato aos parlamentares sobre a atuação da companhia no Estado. Everaldo Santos informou que a Conab não realiza atividades  com o produto e não tendo o leite  como item de comercialização no Estado. Ele citou que apenas no estado do  Rio Grande do Sul, a Conab compra leite em pó  de quem o produz para repassar às instituições cadastradas na distribuição de doações de alimentos às famílias carentes. Nessa operação com produtores de leite em pó, a aquisição do produto é feita através do sistema de "formação de estoque".

O representante da Fetagro e o superintendente da Conab foram questionados também pelos deputados Valter Araújo, (PTB), relator da CPI, Ribamar Araújo, (PT), vice-presidente da Comissão e Luiz Cláudio, (PTN).

A próxima reunião da CPI  está marcada para o dia 18, às 10hs, quando serão ouvidas lideranças dos produtores rurais.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)